M1-90-S é tecnologia portuguesa

Engenharia | BERD de Matosinhos bate recorde mundial na construção de ponte

Engenharia | BERD de Matosinhos bate recorde mundial na construção de ponte

Pub

 

 

A BERD, empresa portuguesa de soluções para construção de pontes com sede em Matosinhos que pretende ser líder mundial na área de soluções e métodos construtivos para a construção de pontes e viadutos, graças à engenharia e inovação desenvolvidas pela empresa, alcançou um recorde mundial assim abrindo novas possibilidades na construção de tabuleiros de pontes e viadutos. O M1, equipamento desenvolvido pela BERD, permite a execução de vãos de 90 metros através do método de betonagem in situ em apenas 14 dias. Este equipamento encontra-se a trabalhar na construção dos tabuleiros de quatro viadutos que são parte integrante da Linha Ferroviária de Alta Velocidade que ligará Ankara a Sivas, na Turquia, avança a Engenharia & Construção, publicação especializada neste setor da Economia.

 

 

A par da rapidez de avanço do projeto e da economia de custos, ao utilizar a tecnologia desenvolvida pela BERD, esta obra na Turquia tornou-se mais sustentável e ecológica, dado que foi conseguida uma redução de betão equivalente a 35 mil camiões e mais de 20 mil toneladas de CO2.

Os quatro viadutos ora em construção têm um comprimento total de 6151 metros e estão a ser executados por dois equipamentos fornecidos pela BERD: o M1-90-S, utilizado para vãos de 90 metros, e o M55-S, para vãos até 55 metros.

O M1-90-S é único no mundo e o maior cimbre autolançável da atualidade. Antes do M1 apenas eram executados, com este método construtivo, vãos até 75 metros. A sua utilização é particularmente indicada para a execução de pontes com grandes vãos (acima dos 70 metros). Graças à incorporação de um OPS integrado os equipamentos podem ser mais leves e maiores.

O M1 representa uma inovação tecnológica que permite superar novos limites à construção de tabuleiros de pontes e viadutos que poderão vir a atingir 120 metros.

 

Imagens: BERD

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983484

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Economia

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.