Moda, Design e Turismo

Startups | Novo concurso Santo Tirso Empreende concretiza empreendedorismo como prioridade estratégica

Startups | Novo concurso Santo Tirso Empreende concretiza empreendedorismo como prioridade estratégica

Pub

 

 

Ainda há pouco – 14 de maio – teve lugar a final da sua primeira edição e a  Invest Santo Tirso, em nome do respetivo município, acaba de lançar a segunda edição do Santo Tirso Empreende, divulgou o Jornal T, publicação especializada no domínio da Indústria Têxtil. Como objetivo primordial deste concurso encontra-se o incentivo ao aparecimento de novas ideias de negócio e empresas nas áreas da moda e design de moda, design e turismo. O concurso decorre até 15 de julho e na sua primeira edição reuniu mais de 60 candidatos oriundos de 17 concelhos.

 

 

“Assumimos o empreendedorismo como uma prioridade na estratégia de dinamização económica. A primeira edição deste programa revelou-se um grande sucesso, e estamos com expectativas muito altas para esta nova edição”, declarou Alberto Costa, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso e dirigente máximo da agência facilitadora ao empreendedorismo tirsense, mentora da iniciativa.

O Município de Santo Tirso procura ideias originais, diferenciadoras e geradoras de impacto económico e social. Podem candidatar-se a este programa de empreendedorismo, pessoas, a título individual ou coletivo, ou microempresas criadas há menos de dois anos.

Para cada uma das áreas temáticas a concurso, o júri do programa selecionará, após o período de candidaturas, aquelas que forem consideradas as 10 melhores ideias de negócio. Os promotores qualificados para a segunda etapa terão acesso a workshops especializados, focados no desenvolvimento de competências técnicas, e a coaching direcionado para competências transversais à gestão de negócios. Esta fase termina com a apresentação pública dos projetos, numa sessão em formato pitch.

Finalmente, são selecionados os três melhores projetos de cada área, que beneficiarão de seis meses de incubação gratuita na Incubadora de Moda e Design de Fábrica de Santo Thyrso, elaboração do plano de negócios e acesso a uma rede de mentoria e business angels.

Os nove projetos finalistas da primeira edição, vocacionados para a sustentabilidade, economia circular e tecnologia, iniciam neste mês de junho o ciclo de incubação na Fábrica de Santo Thyrso. O projeto Santo Tirso Empreende é cofinanciado pelo Norte 2020 no contexto dos apoios do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

Imagens: Município de Santo Tirso

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

 

Pub

Categorias: Agenda, Política, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.