15/6 Gnration

Música | ‘Radiografia’ perspetiva jovens compositores bracarenses

Música | ‘Radiografia’ perspetiva jovens compositores bracarenses

Pub

 

 

Em resposta ao aparecimento de um conjunto de jovens compositores nos últimos anos em Braga, e como antecipação do futuro artístico da cidade, o Gnration apresenta, em 15 de junho, a primeira edição de Radiografia, uma perspetiva sobre os novos e mais interessantes compositores bracarenses.

 

 

Ancorados no vasto domínio da música contemporânea, os trabalhos dos diferentes autores apontam para diferentes coordenadas, da música operática à acusmática, e a diferentes tipologias de interpretação, de solos a ensembles de larga escala. João Carlos Pinto, Jorge Ramos, Pedro Lima e Sara Marita integram o primeiro volume de apresentações.

João Carlos Pinto
João Carlos Pinto formou-se no Conservatório Gulbenkian de Braga e Escola Superior de Música de Lisboa. É Jovem Compositor Associado – Teatro Nacional S. Carlos, Companhia Nacional de Bailado. Encontra-se a trabalhar no IRCAM com o Ensemble NIKEL, orientado por Raphaël Cendo, numa obra a ser estreada no Centre Pompidou, Paris. Enquanto performer destaca-se o trabalho com LA ESFERA, do qual é diretor artístico.

Jorge Ramos
Jorge Ramos estudou Música no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga e licenciou-se na Escola Superior de Música de Lisboa, onde também concluiu o Mestrado em Música – Composição. Convidado a prosseguir os seus estudos na Royal College of Music, em Londres, como aluno de Doutoramento em Música, Jorge Ramos foi recentemente premiado com uma segunda bolsa de investigação pela Fundação para as Ciências e Tecnologias e pela Escola Superior de Música de Lisboa.

Pedro Lima
Formado no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga e na Escola Superior de Música de Lisboa, Pedro Lima reside em Londres e é fellow na Guidhall Shcool of Music and Drama. Em 2019 encontra-se em residência na Casa da Música, onde trabalhará com o Maat Saxophone Quartet, Remix Ensemble e a Orquestra Sinfónica do Porto. Enquanto performer, autor e produtor, destaca-se o trabalho em Mayokondor, coletivo de criadores que se debruça sobre novas formas artísticas recorrendo à realidade virtual.

Sara Marita
Sara Marita estudou no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. Como compositora, apresentou obras em Portugal e no estrangeiro, integrando um conjunto de jovens estudantes compositores portugueses no festival Monaco Electroacoustique 2019. Foi ainda uma das estudantes selecionadas da Escola Superior de Música de Lisboa para colaborar na BoCA – Biennial of Contemporary Arts. Atualmente, encontra-se no 2º ano do curso de Composição da Escola Superior de Música de Lisboa.

proximo espetáculo: radiografia #1 – novos compositores bracarenses

Radiografia é o ciclo que dá a conhecer os novos e mais interessantes compositores bracarenses. Este sábado, João Carlos Pinto, Jorge Ramos, Pedro Lima e Sara Marita integram o primeiro volume de apresentações. Radiografia #1 – novos compositores bracarenses | gnration

Publicado por gnration em Quarta-feira, 12 de junho de 2019

 

Imagens: Gnration

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

 

Pub

Categorias: Agenda, Cultura

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.