Brincadeira em segurança

Animalia | Famalicão abre Parque Canino em Sinçães

Animalia | Famalicão abre Parque Canino em Sinçães

Pub

 

 

Já abriu o Parque Canino de Vila Nova de Famalicão e os primeiros utilizadores já tiveram oportunidade de desfrutar do espaço. Com uma área de 288 metros quadrados, o parque localizado em Sinçães, junto à Casa das Artes, foi desenvolvido a partir de um projeto elaborado pela “Espaçus” e a sua implementação foi concretizada pelo município através de um investimento de 12.100 euros.

 

 

Para além dos caixotes próprios para os dejetos e dos bebedouros, o espaço está ainda apetrechado com vários equipamentos de agilidade como um túnel, arco para salto, rampa, barras de salto e slalom, permitindo o treino, mas também muita brincadeira com o seu cachorro de estimação.

Para o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, “a proteção e defesa dos animais tem estado na primeira linha da nossa governação”. Segundo o autarca, “desde 2017, quando criamos o pelouro da “Defesa do Animal” que estamos a assumir diretamente esta tarefa que é também uma responsabilidade muito grande de defender e proteger os animais”.

“Com este parque, estamos a permitir que os animais que não têm um espaço para correr e brincar em segurança, o passam fazer, em condições de excelência, próprias de uma cidade moderna e amiga dos animais”, adianta ainda Paulo Cunha.

De resto, o autarca lembrou ainda a campanha lançada recentemente pelo município contra o abandono dos animais. Assente no conceito de que “Um ser vivo não é um brinquedo”, a campanha promovida e realizada pela autarquia em colaboração com o movimento “Patas Solidárias” pretende apelar a todas as pessoas e aos famalicenses em particular para que não abandonem os seus animais.

Quanto ao Parque Canino, salienta-se que o mesmo está vedado em madeira numa altura de 1,70 m de forma a impossibilitar a fuga dos animais, sendo que os acessos se fazem através de um portão duplo. Na zona envolvente, a vegetação cumpre a função de isolamento acústico.

As regras de utilização do espaço que estão afixadas na entrada informam sobre o uso exclusivo para o exercício de canídeos, sobre a responsabilização do acompanhamento dos animais por parte dos seus detentores; recomenda-se a utilização do espaço por animais devidamente desparasitados e vacinados, entre outras normas.

 

Imagens: Município de Famalicão

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Política, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.