Mário Silva sublinha motivação de jogadores

Futebol | Iniciados, Infantis, Benjamins e Traquinas disputam Esposende Cup

Futebol | Iniciados, Infantis, Benjamins e Traquinas disputam Esposende Cup

Pub

 

 

Entre 4 e 7 de julho, Esposende acolhe o 5.º Torneio Internacional de Futebol Infantil – Esposende Cup, uma organização conjunta da Câmara Municipal de Esposende e da empresa CA Tourism & Events que acaba de ser apresentada e que levará a competição a diversos recintos desportivos do concelho. No total, participa uma centena equipas, distribuídas pelos escalões de Iniciados, Infantis, Benjamins e Traquinas que envolvem crianças e jovens até aos 14 anos.

 

 

Tendo como embaixador da competição Mário Silva, recém-campeão nacional e europeu na categoria de Sub-19 pelo FC Porto frente ao Chelsea e que acaba de se desvincular do clube para seguir outros caminhos, a apresentação do Esposende Cup revestiu-se de profundo significado para o treinador na medida em que esta foi a sua primeira presença, em público, após a vitória naquelas competições. Relativamente ao torneio, Mário Silva sublinha a “motivação que os jogadores sentem, quando participam num evento desta dimensão”. Enquanto treinador, Mário Silva já participou no Esposende Cup e testemunha “o grau elevado [de nível competitivo] e a boa organização do torneio”.

“O Município de Esposende tem uma estratégia municipal desportiva bem alicerçada, mas que não esquece as outras áreas. Este é um evento muito importante para a economia local e, também por isso, merece o nosso apoio”, vincou a este propósito o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira.

A sustentação do peso económico local do Esposende Cup foi feita por Clemente Araújo, promotor do evento, assinalando o aumento da procura hoteleira que, em 2016 ocupou cinco unidades e este ano chega a 11 hotéis.

Luís Martins, presidente da Turismo Porto e Norte de Portugal destacou “a importância do trabalho em rede, independentemente do tamanho do território”, como forma de alcançar o sucesso. Defendeu, ainda, a oferta de conteúdos, animação e eventos, como forma de atrair turistas, uma vez que, “dos 4,5 milhões que visitaram a região, em 2018, 75% não saíram da Área Metropolitana do Porto”.

Manuel Machado, presidente da Associação de Futebol de Braga, realçou a dimensão intercontinental do evento esposendense, importante na socialização dos jovens e na partilha cultural.

O investimento na formação afigura-se como o principal suporte da oferta desportiva de Esposende, conforme vincou o vereador do Desporto, Rui Losa. “Queremos prestar um serviço público de qualidade. O fomento da prática desportiva faz-se também, atendendo à importância deste evento enquanto produto turístico”, sustentou Rui Losa.

O torneio Esposende Cup pretende também afirmar-se como evento ecologicamente sustentável. Para tal, a organização conta com o apoio da empresa municipal Esposende Ambiente, para que seja distribuída água em todos os estádios onde decorre a competição. Dessa forma, evita-se o uso indiscriminado de garrafas de plástico.

Esta postura enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas, nomeadamente Saúde de Qualidade, Cidades e Comunidades Sustentáveis, Produção e Consumo Sustentáveis e Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.

 

Imagens: (0, 1, 2) Esposende Cup, (3, 4) Município de Esposende

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Agenda, Desporto

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.