Valorização dos recursos agrícolas

Comércio | Feira Grossista de Feiras e Legumes inaugurada em Guimarães

Comércio | Feira Grossista de Feiras e Legumes inaugurada em Guimarães

Pub

 

Ao início da manhã de sexta-feira, 31 de maio, ocorreu a inauguração oficial da nova Feira Grossista de Frutas e Legumes, valência que, desde o passado dia 10 de maio, está já a funcionar em Creixomil, Guimarães, nas instalações anexas à Cooperativa Agrícola, depois de executadas obras de reformulação num investimento municipal vimaranense superior a 200 mil euros.

 

 

Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, dirigiu-se aos presentes afirmando que o novo espaço da Feira Grossista se insere numa política de valorização dos recursos da terra, da agricultura sustentável e da alimentação saudável. “Durante muitos anos, a agricultura foi olhada como um parente pobre da economia e como algo que deixaria de ter importância. Ora, nunca essa análise foi tão errada. A agricultura tem que ser uma atividade forte”, salientou.

Mais do que um recurso económico, o desenvolvimento da agricultura no Concelho de Guimarães é, para o autarca, fundamental como recurso de autonomia e como uma possibilidade de se constituir como uma prática informada e potenciadora das novas tecnologias de produção, mais assentes na agricultura biológica e, consequentemente, mais segura para o consumidor. Nesse sentido, a Incubadora de Base Rural foi um dos projetos da Câmara Municipal que Domingos Bragança enunciou como inovadores e tendentes à inovação no setor do empreendedorismo agrícola. “Este espaço vem valorizar quem trabalha na agricultura, pois esta é uma profissão exigente que requer boas condições para ser exercida”, concluiu.

Antes da intervenção de Domingos Bragança, António Gonçalves, Presidente da Junta de Freguesia de Creixomil, agradeceu à Câmara Municipal e a todos os que contribuíram para a solução. “Já conheço a história da revenda há 40 anos e, pela primeira vez, reunindo as partes interessadas à mesma mesa, foi possível encontrar uma solução com conforto e qualidade”, disse.  O Presidente da Junta de Freguesia não esqueceu, na sua intervenção, o contributo do executivo da junta anterior, agradecendo ao anterior presidente e atual Presidente da Assembleia de Freguesia, José Martins.

Durante a bênção do espaço, o Padre António Ribeiro destacou a qualidade do espaço e a importância do serviço que presta, destacando que o espaço agora ao serviço da Feira Grossista vem melhorar as condições de trabalho dos vendedores. “Estamos todos de parabéns, porque este espaço está maravilhoso”. Por sua vez, Antero de Freitas, Presidente da Cooperativa Agrícola, manifestou a sua satisfação por ver realizado um sonho de muitos anos, agradecendo a Domingos Bragança pelo esforço realizado.

O novo espaço ocupa uma área de 480 m2, dispõe de 19 lugares de hortícolas e frutas e destina-se ao mercado de grossistas, sendo agora um espaço coberto, com instalações sanitárias e serviço de vigilância. 

A nível exterior, no edifício, foi implementada uma cobertura metálica, suspensa no edifício de forma a abrigar três veículos de mercadorias, de modo a permitir a entrega de produtos de uma forma mais cómoda.

A atual área de circulação está organizada, tendo sido estabelecidos percursos de circulação de veículos e novas zonas de estacionamento. Com esta reorganização obtiveram-se oito lugares de estacionamento para veículos de mercadorias e 58 lugares de estacionamento para veículos ligeiros.

A Feira Grossista de Frutas e Legumes de Creixomil, em Guimarães, irá funcionar às terças e sextas-feiras entre as 5h00 e as 11h00.

 

Imagens: Município de Guimarães

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Política, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.