20 e 21/7 Campeonato Nacional,

BTT | Guimarães organiza prova de Cross Country Olímpico no Centro Ciclista do Minho

BTT | Guimarães organiza prova de Cross Country Olímpico no Centro Ciclista do Minho

Pub

 

 

Prevê-se que uma onda de emoções fortes atinja Guimarães muito em breve. O Centro de Ciclismo do Minho, em Souto Santa Maria, Guimarães, organiza nos dias 20 e 21 de julho o Campeonato Nacional de BTT Cross Country Olímpico (XCO), na sequência da aprovação pela Federação Portuguesa de Ciclismo da candidatura formalizada pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio do Município de Guimarães e da União das Freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar.

 

 

O Campeonato Nacional de BTT XCO é das provas mais importantes da época desportiva e destina-se a todos os escalões etários competitivos, tendo este ano o aliciante de assinalar um momento histórico, uma vez que integra o programa oficial das comemorações dos 120 anos da União Velocipédica Portuguesa – Federação Portuguesa de Ciclismo.

A competição será disputada pelos mais destacados atletas do BTT nacional no Centro de Ciclismo do Minho – Guimarães (Souto Santa Maria) que integra o primeiro e único circuito permanente de BTT XCO da região norte do País, localizado no Parque Desportivo de Souto Santa Maria.

Assinale-se que, depois da 3ª prova nacional, a classificação geral é liderada, respetivamente, por Mário Costa, da AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde, e por Raquel Queirós, da Quinta das Arcas / Jetclass / Xarão. Por equipas, a BTT Loulé / Elevis é líder da classificação geral e a AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde ocupa o 2º lugar.

Homologado pela Federação Portuguesa de Ciclismo, o circuito permanente de BTT de Souto Santa Maria obteve reconhecimento internacional ao acolher em 2018, com assinalável êxito, a prova de Cross Country Olímpico dos Campeonatos do Mundo de Ciclismo Universitário que decorreram no distrito de Braga.

Para lá de regularmente escolhido por atletas de competição para a realização de treinos, destacando-se, entre outros de referência, a presença do atleta olímpico David Rosa, o Centro de Ciclismo do Minho – Souto Santa Maria (Guimarães) possui uma vasta utilização pelos praticantes informais desta modalidade de ciclismo.

Eleito para ser o palco do Campeonato Nacional de BTT Cross Country Olímpico de 2019, o Centro de Ciclismo do Minho foi desenvolvido em parceria pela Associação de Ciclismo do Minho, Câmara Municipal de Guimarães e a União das Freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar, em concertação com a Federação Portuguesa de Ciclismo, compreendo trajetos em circuito de diversas dificuldades (fácil, acessível, difícil e muito difícil), procurando-se corresponder às diferentes faixas etárias dos praticantes, características, nível de desenvolvimento técnico e físico e motivações.

Recorde-se que Pedro Vigário, Selecionador Nacional de BTT que inclui no palmarés a conquista de Campeonatos do Mundo e da Europa de XCM e brilhantes prestações nas provas de XCO nos Jogos Olímpicos, Taças do Mundo e Campeonatos do Mundo, considerou aquando da inauguração do projeto que “o Centro de Ciclismo do Minho reveste-se de importância fundamental, não só sob o ponto de vista de uma infraestrutura de alta qualidade que servirá de apoio à alta competição, mas também pela sua disponibilidade para a população em geral, em especial a comunidade do BTT (cada vez mais alargada) que desta forma, usufruirá de um espaço com todas as condições e valências para a prática do BTT de forma tranquila e segura, sem deixar de ser desafiante e numa envolvência de grande beleza natural”.

Além do Centro de Ciclismo do Minho, que integra a primeiro circuito permanente de BTT XCO da região norte do País, o Parque Desportivo e de Lazer de Souto Santa Maria possui ainda um pavilhão desportivo, circuito de manutenção, parque infantil e parque de merendas, entre outras valências.

Passeio de Bicicleta ‘Dia 1 de Portugal’

Antes da grande competição internacional, realiza-se também a 24 de junho, em Guimarães, o Passeio de Bicicleta ‘Dia 1 de Portugal‘ promovido pela Associação de Ciclismo do Minho. A iniciativa é de participação gratuita (oferta de t-shirt oficial e do seguro), havendo a possibilidade de inscrição no Passeio, Mini Passeio e Trilho de BTT.

As inscrições (gratuitas) podem ser efetuadas online.

 

Imagens: (0, 1) Município de Guimarães, (2, 3) ACM

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Desporto

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.