Barcelos homenageia Samuel Bastos

Barcelos homenageia Samuel Bastos

Pub

 

 

A Câmara Municipal de Barcelos aprovou, em reunião ordinária realizada em 24 de maio, um voto de pesar pelo falecimento, no passado sábado, dia 18 de maio, do músico barcelense Samuel Bastos, de 32 anos.

Oboísta da Orquestra da Ópera de Zurique, na Suíça, Samuel Bastos era reconhecido como um dos melhores instrumentistas da atualidade à escala internacional.

Nascido em 1987 no seio de uma família de músicos, em Oliveira, Barcelos, iniciou os estudos musicais, aos 7 anos, com o seu pai, Cândido Bastos.

O seu percurso musical foi absolutamente ímpar. Em 1997 ingressou no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, tendo em 2005 concluído o 8º grau de oboé na classe do professor José Fernando Silva, obtendo a classificação máxima. No ano 2005/2006 estudou na Escola Superior de Música com o professor Andrew Swinnerton.

Recebeu diversos prémios de reconhecimento pela qualidadade do seu trabalho. Foi laureado com o 1.º Prémio no Concurso Internacional para Giovani Interpreti “Cittá di Chieri” 2005, em Turim, Itália, 17.ª edição do Concurso promovido pela YMFE (Yamaha Music Foundation of Europe, 2006), Prémio Jovens Músicos (RTP-RDP 2007), Prémio Maestro Silva Pereira, I Concurso Internacional Terras de La Sallete 2008, e 2º Prémio no “Concours National d’Execution Musicale Riddes 2008”, na Suiça.

Na sua carreira, integrou diversas orquestras de renome mundial, nomeadamente a Orchestre d’Harmonie des Jeunes de L’Union Europeenne, Phillarmonie Animato Orchestra, European Union Youth Orchestra (E.U.Y.O), The World Orchestra e a Gustav Mahler Jugend Orchester, com quem realizou concertos em Espanha, França, Itália, Alemanha, Suíça, Áustria, Luxemburgo, Liechtenstein, Bélgica, República Checa, Grécia, Hungria, Eslováquia, Eslovénia, Portugal e China.

Na temporada de 2005/2006 foi selecionado para a L’Orchestre des Jeunes de la Meditarranée.

O seu trabalho, no entanto, era mais vasto, e conseguia ainda arranjar tempo para colaborações: Remix Ensemble, Orquestra Sonfonia Varsóvia, Symphonisches Orchester Zurich, Orquestra Gulbenkian, Zurcher Kammer Orchester. Musikkollegium Winterthur e a Tonhalle-Orchester Zurich.

Apresentou-se como solista em Portugal, Itália, Suíça e Alemanha, nomeadamente nos Festivais Internacionais de Música da Póvoa de Varzim, Leiria, Algarve, Estoril, Ciclo Jovens Intérpretes da Fundação Gulbenkian, com a Orquestra Filarmónica das Beiras. Orquestra do Norte, Orquestra do Algarve, Orquestra Gulbenkian e Orquestra Filarmónica di Torino onde gravou em directo para a RTP/RDP e Rádio Suisse Romand.

Desde setembro de 2010 que era membro da Orquestra da Ópera de Zurique e colaborava regularmente com a Orquestra de Câmara Portuguesa.

Manteve sempre uma forte ligação a Barcelos e à Banda Musical de Oliveira, onde nasceu para a música e à qual sempre o ligaram fortes laços familiares. O seu pai, Cândido Bastos, é o presidente da direção desta histórica instituição com 237 anos, a qual, pela sua importância para o concelho, já foi distinguida pelo Município de Barcelos, com quem tem mantido, ao longo dos anos, uma relação próxima.

O talento de Samuel Bastos sempre foi – e será – motivo de grande orgulho para Barcelos e o seu falecimento constituiu uma irreparável perda para a cultura do concelho.

Imagens: Samuel Bastos

**

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.