Guimarães, Santa Maria da Feira, Vila Nova de Famalicão

Marca | ‘Cork.a.tex-Yarn’ coloca Têxteis Penedo e Sedacor no topo da inovação mundial

Marca | ‘Cork.a.tex-Yarn’ coloca Têxteis Penedo e Sedacor no topo da inovação mundial

Pub

 

 

A Têxteis Penedo, empresa têxtil vimaranense, em parceria com a Sedacor, empresa de artigos de cortiça de S. Paio de Oleiros, produziu o Cork.a.Tex-Yarn – um fio de algodão revestido a desperdício de cortiça – e conquistou um dos sete Techtextil Innovations Awards, na Alemanha, colocando os têxteis Made in Portugal no topo da inovação a nível mundial, assinalou a Guimarães Marca, agência de empreendedorismo de Guimarães.

 

 

Esta é a primeira vez que Portugal vence o mais ambicionado prémio do topo mundial da inovação têxtil. O Cork.a.Tex-Yarn, um fio de algodão revestido a cortiça, desenvolvido pela Têxteis Penedo e Sedacor, em colaboração com o Citeve e a FEUP.

O Cork.a.Tex-Yarn foi o único dos sete produtos premiados destacados pelo presidente do júri, o belga Jan Laperre, no discurso que antecedeu a entrega dos prémios.  “A nossa tarefa fica facilitada quando aparecem produtos como o fio revestido a cortiça. Não só se trata de um produto natural, que acrescenta ao fio propriedades de isolamento e térmicas. É também um magnífico exemplo de economia circular, pois aproveita desperdícios da indústria de cortiça e é um excelente exemplo de investigação no setor”, sustentou o presidente do júri.

Braz Costa, diretor geral do Citeve, não deixaria de mostrar a sua enorme satisfação com este feito da indústria portuguesa e no qual a sua instituição está também envolvida. “É com um enorme orgulho que 16 anos depois de ter estado na Techtextil a olhar para o que então se fazia de mais avançado na nossa indústria com os olhos arregalados, como um miúdo com o nariz esborrachado no vidro da montra da loja de chocolates, que vejo que a nossa ITV chegou ao top da inovação a nível mundial – e isso ser internacionalmente reconhecido”, referiu ao Jornal T.

É de destacar que a Têxteis Penedo, empresa têxtil de Guimarães também entrou no quadro de honra da sustentabilidade desta edição da Techtextil, a mais importante feira de têxteis técnicos a nível mundial.

 

Imagens: (0) JPSCORKGROUP, (1) Techtextile

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.