25 e 26/ Estar bem no Planeta

Comunidade | ‘Olá Primavera’ regressa a Barcelos

Comunidade | ‘Olá Primavera’ regressa a Barcelos

Pub

 

 

Olá, Primavera‘ chega novamente a Barcelos. A Avenida da Liberdade vai voltar a colorir-se de biodiversidade no próximo fim-de-semana, 25 e 26 de maio. A atividade de sensibilização ambiental dos Amigos da Montanha que transforma esta zona do centro histórico de Barcelos num verdadeiro jardim vai, este ano, ter dois dias de atividades.

 

 

O evento será recheado de atividades que promovam o bem-estar comum e o desenvolvimento sustentável do Planeta. No programa constam workshops, exposições, iniciativas de sensibilização, distribuição de plantas aromáticas, degustação de produtos biológicos, uma sessão de esclarecimento sobre a prevenção de incêndios, entre outras iniciativas.

Sábado

Pelas 11h00, haverá o workshop “Varandas Floridas” pelos Viveiros Serafins, uma sessão que explica como, de forma simples, podemos embelezar as nossas casas ao mesmo tempo que se promove a biodiversidade.

Pelas 12h00, será a vez de se apresentar o projeto “Mão no Fogo”. Fará uma palestra sobre a prevenção de incêndios.

Destaque ainda para a oportunidade de aprender sobre cozinha biológica e vegetariana num showcooking protagonizado pela Biocelos e com a participação de uma Chefe de cozinha que vai levar até ao ‘Olá Primavera’ a cozinha vegetariana e a confeção de alimentos com produtos biológicos. No recinto estará instalada uma pequena praça da alimentação com cozinha biológica e vegetariana para degustar durante os dois dias.

Mas a atividade física estrá também presente, com uma aula de Pilates e com uma caminhada em que a associação Projeto Animais Barcelos o convida a uma passeio colectivo com o seu ‘cãopanheiro’.

À noite, a partir das 21h30, o espaço vai ser invadido por um espetáculo de música e dança, privilegiando a temática da natureza. Repleto de luz e cor e abrilhantado pelo cenário criado para o ‘Olá Primavera’, o concerto é preenchido pela emoção, vivacidade e criatividade do espetáculo de rua.

Domingo

Neste dia, o programa começa com a Caminhada da Família, com início às 9h na sede dos Amigos da Montanha e final no espaço ‘Olá Primavera’, na Av. da Liberdade, onde os participantes receberão uma planta aromática como símbolo do que todos nós podemos fazer para contribuir para a biodiversidade.

No recinto do ‘Olá Primavera’, regressam os showcookings pelas 12h e 15h30 e o worskshop Varandas Floridas”, às 15h. Pelas 16h30, a Turma das Abelhas falará da importância das abelhas na polinização e na biodiversidade e fará degustações dos vários tipos de mel. Durante a tarde haverá, ainda lugar para a música em mais um espetáculo de animação de rua.

O ‘Olá Primavera’ terá espaços lúdicos, dedicados aos mais novos, que são também lugares de aprendizagem sobre o ambiente e a proteção do Planeta.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU estarão em destaque no espaço expositivo, dando boas dicas para todos colocarem em prática no seu dia-a-dia e assim contribuírem para o desenvolvimento sustentável. Depois desta iniciativa, o difícil será mesmo não contribuir para o desenvolvimento sustentável da nossa comunidade.

A iniciativa dos Amigos da Montanha, que tem vindo a revelar-se um sucesso e conta com o apoio do Município de Barcelos, em particular do seu Gabinete do Ambiente, começa no sábado pelas 9h30 e, nesse dia, termina às 23h00. No domingo, o recinto abre às 10h00 e encerra às 19h00.

 

Imagens: (0, 2, 3) Amigos da Montanha, (1) BiodiverCidade

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Agenda, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.