Santo Tirso

Estudos | Santo Tirso muito bem posicionado no Rating Municipal Português

Estudos | Santo Tirso muito bem posicionado no Rating Municipal Português

Pub

 

 

Santo Tirso é um dos concelhos com melhor sustentabilidade financeira do país, indica o estudo coordenado pelo economista Paulo Caldas intitulado Rating Municipal Português que avaliou os 308 municípios portugueses em dimensões como a governança, a eficiência, o desenvolvimento económico e social e a sustentabilidade financeira da autarquia. Nesta última categora, o munciípio tirsense encontra-se mesmo posionado no 5º lugar da tabela.

 

 

É o único modelo integrado de avaliação da sustentabilidade dos municípios e foi divulgado recentemente num evento promovido pela Ordem dos Economistas. O Rating Municipal Português apresenta Santo Tirso como o 5º município do país com maior sustentabilidade financeira, na avaliação relativa ao ano 2018, tendo à sua frente apenas os municípios de Ponte de Lima, Porto, Fafe e Pombal.

Santo Tirso atinge, assim, resultados que o colocam numa posição estratégica na Área Metropolitana do Porto, já que, dos municípios que a compõem, surge em 4º lugar no rating geral e em 2º no que diz respeito à sustentabilidade, imediatamente a seguir ao Porto.

O concelho alcança ainda a 17ª posição no rating global dos 308 municípios e a 43ª na área que diz respeito à eficiência da Câmara Municipal, resultados que o presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto, vê como “um reconhecimento do trabalho que está a ser feito”.

“Santo Tirso está em franco crescimento há vários anos e isso vê-se no dia a dia da população”, realça Joaquim Couto. “Temos levado a cabo uma estratégia de desenvolvimento que, para além de dar ênfase à promoção do Município fora de portas, se foca também na melhoria da qualidade de vida da população, o que tem sido possível alcançar sem investimentos megalómanos, de forma a garantir a sustentabilidade do Município”, reforça o autarca.

O estudo de Paulo Caldas e a sua equipa relativo aos 308 municípios foi desenvolvido com a colaboração de entidades como o Tribunal de Contas, a Inspeção Geral das Finanças ou o Instituto Nacional de Estatística.

 

Imagens: (0) Município de Santo Tirso, (1) OE

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Política

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.