Polémicas | Altino Bessa causa agitação em Braga com declarações sobre Conan Osiris e ‘Telemóveis’

Polémicas | Altino Bessa causa agitação em Braga com declarações sobre Conan Osiris e ‘Telemóveis’

Pub

 

 

O bracarense Carlos Dobreira veio a público apelar à demissão de Altino Bessa, Vereador do Ambiente e Turismo do Município de Braga, por considerar que um autarca com “as responsabilidades na área do Turismo evoque a expressão “bom gosto” como aplicável à eliminação de Conan Osiris na semifinal do EUROVISON SONG CONTEST”.

 

 

Carlos Manuel Dobreira, professor de Educação Especial e de História e formação complementar em Gestão Autárquica, reagiu de imediato às declarações públicas, nas redes sociais – página pessoal do facebook – do autarca Altino Bessa sobre o resultado da votação em ‘Telemóveis‘ no Eurofestival, que se desenrolou a 14 de maio em Israel, e considerando que, embora Conan Osiris possa ter o seu valor enquanto artista, “esta música/letra não era seguramente uma boa representação de Portugal”.

“Festival da Canção!

Portugal ficou fora, imperou o “bom gosto”, já que nós não o tivemos quando escolhemos aquela letra/música.”

São estas as palavras textuais proferidas por Altino Bessa, com as quais milhares de portugueses concordam também, dada a polémica existente desde a sua nomeação para representar Portugal em Israel, e isto apesar de uma votação massiva em favor da mesma. Mas a verdade é que estas declarações estalaram o verniz numa inesperada conversa que se estendeu bem para além do habitual, ou não estivesse em causa a posição de vereador do Turismo do seu protagonista.

Em carta aberta dirigida aos seus concidadãos bracarenses, Carlos Dobreira relembra o “percurso político muito meritório” de Altino Bessa “que, por certo, tem procurado exercer o cargo com empenho, dinâmica e até entusiasmo dada a sua personalidade vincada”.

Porém, Carlos Dobreira, fã de Conan Osiris, a quem adjetiva de “único, brilhante, original e questionador”, mas sobretudo na qualidade de cidadão do concelho de Braga, não aceita que um autarca com como Altino Bessa tome uma posição como a assinalada. “Como é sabido, foi o povo português e um júri qualificado que permitiu dar a honra a Conan Osiris de representar o nosso país”. Carlos Dobreira, e outros, contestam ainda o facto de ter “sido visível o desagrado de fãs na Europa que não conseguiram votar na canção portuguesa“, apelando, em  petição, à recontagem de votos.

Carlos Dobreira não se fica por aqui. “Por fim, um concelho como o de Braga (associado a uma candidatura a Capital Europeia da Cultura) não pode ficar associado a esta expressão de “bom gosto”. A população laboriosa deste território é merecedora do meu maior respeito. Sou filho de um ex-autarca e aprendi que no desempenho destes cargos o “bom gosto” e o bom senso devem imperar”, posição em que foi secundado por outros fãs do cantor, nomeadamente o músico minimalista Vítor Rua, dos Telectu, e Ana Maria Cardoso, esta última citando Filipe Branco:

“Uma ajuda:

“É mais fácil rir e dizer “ah lol uma música sobre telemóveis”. Mas tirem-se uns momentos para interpretar uma letra que na verdade fala sobre a morte de alguém que nos era querido.”

 

Imagens: (0) Altino Bessa, (1)    (2) Darsyman

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Política, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.