17 e 18/5 Viana do Castelo

Vinho | ‘Encontros Vínicos do Vinho Verde’ promovem Vinho Verde em Viana do Castelo

Vinho | ‘Encontros Vínicos do Vinho Verde’ promovem Vinho Verde em Viana do Castelo

Pub

 

 

Entre os dias 17 e 18 de maio, Viana do Castelo acolhe os IX Encontros Vínicos do Vinho Verde, um evento promocional deste produto endógeno. Com organização da Ordem dos Engenheiros da Região Norte, o evento conta com a parceria da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

 

 

Quando precisamos de inspiração, basta apenas olhar a paisagem que constitui a região sem igual onde o Vinho Verde nasceu, o Minho, para facilmente aí encontrar inspiração. Foi assim com Camilo Castelo Branco, mas também com tantos outros autores, artistas e homens comuns. Leve, frutado e fresco, elegante, mas com uma ligeira acidez natural, o Vinho Verde é único no mundo e foi e é no Minho que ele nasceu e se impõe.

A iniciativa começa a 17 de maio, na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, pelas 9h30, com uma sessão de abertura que vai contar com a presença do Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, o Presidente do Conselho Diretivo Região Norte, Joaquim Poças Martins, Presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, Manuel Pinheiro, Presidente do Instituto Politécnico de Viana Castelo, Rui Teixeira, e com o delegado distrital da Ordem dos Engenheiros de Viana do Castelo, Fernando Fonseca.

No primeiro dia, a biblioteca vianense acolhe, a partir das 10h15, o seminário “Sustentabilidade da produção vitivinícola: competitividade e valorização de recursos no contexto da Economia Circular”, com diversos painéis que irão debater a Valorização de recursos de Economia Circular, a Visão sobre a Sustentabilidade na Região dos Vinhos Verdes, e os Territórios e Identidades: Itinerários Culturais do Conselho da Europa.

Os participantes terão também oportunidade de fazer uma visita à Casa da Reina com pequeno trajeto pedestre pelo Caminho Português da Costa, terminando o dia com um jantar de gala com a atribuição dos Prémios Vinho Verde do Ano da OERN na Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo.

A 18 de maio, entre as 10h00 e as 18h00, a Praça da República recebe uma Mostra de Produtores que inclui os vinhos premiados apresentados a concurso e, às 16h00, será promovido um Curso de Prova de Vinhos na Praça da Erva com João Pereira.

A Região dos Vinhos Verdes foi criada com a publicação de uma Carta de Lei em 18 de Setembro de 1908.

 

Imagens: (0) Casa da Reina, (1) OERN

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Agenda, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.