Espinho

Saúde | Em ‘Mês da Medição’, Espinho é capital mundial da Hipertensão

Saúde | Em ‘Mês da Medição’, Espinho é capital mundial da Hipertensão

Pub

 

 

No próximo dia 17 de maio, sexta-feira, assinala-se o Dia Mundial da Hipertensão (DMH) e, em Portugal, a cidade eleita pela Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH) para acolher as atividades comemorativas é Espinho. O DMH é uma iniciativa da World Hypertension League, à qual a SPH se associa, que tem como objetivo alertar a população para a hipertensão arterial (HTA), doença silenciosa que afeta 42% dos portugueses.

 

 

Neste dia, em colaboração com a Câmara Municipal de Espinho, a SPH pretende sensibilizar as populações através das comemorações mundiais cujo lema é: “Conheça os seus valores. Controle a sua pressão arterial”.

A SPH relembra a importância de medir a pressão arterial (PA) frequentemente, cujos valores devem ser inferiores a 14/9. Praticar exercício físico regular, adotar uma alimentação saudável com baixo teor de sal e cumprir a toma da medicação prescrita fazem também parte das mensagens que a SPH pretende transmitir neste dia.

A hipertensão aumenta a probabilidade de AVC e ataque cardíaco. Por isso, no Mês do Coração a SPH reforça a chamada de atenção para sintomas que habitualmente não são associados a problemas do coração e que são os primeiros sinais de alerta, tais como dificuldade em respirar (dispneia), membros inferiores inchados devido à acumulação de líquidos, fadiga intensa, tosse ou pieira e náuseas e aumento de peso.

A doença, também conhecida como ‘tensão alta’, é uma doença crónica que não apresenta sintomas mas afeta e danifica artérias e vários órgãos vitais do corpo humano. Mundialmente esta patologia mata cerca 9,4 milhões de pessoas por ano, estimando-se que afecte outros 1,5 biliões. Um fator de preocupação em relação a esta doença é que uma percentagem cada vez maior dos jovens e crianças sofre da mesma.

“Em Portugal, apesar de quase 75% dos hipertensos estar sob medicação, o controlo chega a pouco mais de 40%, e numa grande fatia este problema é causado pela falta de adesão à terapêutica” refere Vítor Paixão Dias, presidente da SPH. Em aditamento, explica que “infelizmente, muitos doentes não cumprem a medicação ou abandonam a mesma, porque [a hipertensão arterial] é uma doença silenciosa. E isto leva muitas vezes a um deficiente controlo da Pressão Arterial. É preciso medir a pressão arterial com regularidade. E é para isso que queremos alertar neste dia e durante o mês da medição”.

A Capital da Hipertensão 2019 vai ter as atividades centradas no Parque João de Deus, em Espinho. Para assinalar o Dia Mundial da Hipertensão, médicos e enfermeiros prepararam uma série de atividades, desde rastreios gratuitos à Pressão Arterial, glicémia capilar, índice de massa corporal, ao  aconselhamento nutricional. Durante o dia, a população está convidada a juntar-se às sessões de atividade física para jovens e séniores, bem como às sessões de esclarecimento para adultos intituladas “Hipertensão Arterial e Estilos de Vida”. Os rastreios têm início às 9h30 e terminam às 19h.

Também este mês, a Sociedade Portuguesa de Hipertensão associa-se, pelo segundo ano consecutivo, ao maior registo mundial de Hipertensão Arterial: Maio, o mês da medição. O objetivo é sensibilizar a população para a necessidade de medir a sua pressão arterial, e promover a saúde com conselhos sobre estilos de vida saudável, alertando para as consequências da Pressão Arterial mal controlada. É uma iniciativa coordenada pela Sociedade Internacional de Hipertensão e apoiada pela World Hypertension League(WHL).

Um dos centros previstos para esta iniciativa é o Centro Hospitalar de Gaia e Espinho. Para o presidente da SPH “o objetivo, este ano, é conseguir mais de 1000 rastreios de Hipertensão Arterial. Em dois anos já foram realizadas medições de Pressão Arterial a mais de 2.7 milhões de pessoas por todo o mundo – em 2017 os 1.2 milhões de rastreios identificaram mais de 150 mil pessoas com HTA previamente desconhecida e mais de 100 mil com HTA mal controlada”. Para colaborar no rastreio basta contactar a SPH por email ou telefone. Pode ainda ser consultado o link May Measure.”

Programa

  • 9h30 – Início dos Rastreios da Pressão Arterial e Ação de sensibilização sobre a Hipertensão Arterial e estilos de Vida (atividade mantida ao longo de todo o dia)
  • 10h00 – Abertura da Exposição de Desenhos
  • 10h30 – Sessão de esclarecimento para adultos sobre “Hipertensão Arterial e estilos de Vida”
  • 10h30 – Visita dos Elementos do Júri à Exposição de Desenhos
  • 11h00 – Sessão Solene das Comemorações do Dia Mundial da Hipertensão – Salão Nobre da Câmara Municipal de Espinho
  • 11h30 – Sessão de Atividade Física para jovens
  • 15h00 – Sessão de Atividade Física para adultos/séniores
  • 15h30 – Entrega de Prémios do Concurso de Desenhos “Estilo de vida saudável – Menos sal mais vida – Conheça a sua Pressão Arterial”
  • 16h00 – Sessão de esclarecimento para adultos sobre “Hipertensão Arterial e estilos de Vida”
  • 19h00 – Encerramento das comemorações do Dia Mundial da Hipertensão

Imagens: SPH

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

 

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.