26/4 a 31/5 Porto

Exposição | Evelina Oliveira revela universo poético de Sophia em ‘A Menina da Terra e do Mar’

Exposição | Evelina Oliveira revela universo poético de Sophia em ‘A Menina da Terra e do Mar’

Pub

 

 

Evelina Oliveira apresenta, até ao final deste mês de maio, nos claustros da Biblioteca Pública Municipal do Porto uma exposição de ilustrações cujo título é bem revelador do seu conteúdo: “Sophia, a Menina da Terra e do Mar“. Esta exposição revela as imagens originais que deram corpo e cor ao livro com o mesmo nome com textos de Adélia Carvalho e Carlos Nogueira.

 

 

A visita possibilita desfrutar do mundo encantado e criativo desta conceituada ilustradora e pintora, numa narrativa que procura homenagear a obra ímpar de Sophia de Mello Breyner Andresen, no ano do centenário do seu nascimento, designadamente algumas das personagens por si criadas que ficaram imortalizadas no imaginário coletivo como A Fada Oriana, O Rapaz de Bronze, A Pequena Sereia, Noite de Natal ou O Cavaleiro da Dinamarca e que continuam a preencher a imaginação de todos quantos lêem os seus maravilhosos contos.

Integrada no programa Todos a Ler, esta exposição é uma celebração do Dia Mundial do Livro e do Dia Mundial do Livro Infantil aliada ao universo poético de Sophia que este ano é comemorada de modo especial.

Evelina Oliveira, professora no seu dia-a-dia, “é uma artista plástica, ilustradora e pintora, muito versátil nos trabalhos que realiza no âmbito da pintura, ilustração, cerâmica e litografia”, revela o Portoponto. A artista “utiliza diversos suportes numa atividade criativa em que se evidencia uma forte ligação à natureza. Com participação regular em numerosos encontros, oficinas e exposições individuais e coletivas, tem-se dedicado de modo especial ao universo da pintura e da ilustração de livros infantis”.

A exposição “Sophia – a Menina da Terra e do Mar” pode ser visitada à segunda-feira e ao sábado entre as 10h00 e as 18h00 e de terça a sexta-feira entre as 9h00 e as 19h30 horas até 31 de maio. A entrada é livre.

Imagens: (0, 1) Porto.

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Agenda, Arte

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.