Pub
50 hours non stop! Concertos, arte, conferências, exposições, circo, feira do livro, dança, cultura, em geral, festa. Da forma leve e agradável, mas também motivadora e desafiante a que já nos habituou ao longo dos anos, o Serralves em Festa propõe celebrar Serralves como um espaço inclusivo da arte contemporânea e da cultura, incorporando ainda o pensamento e práticas ligadas à reflexão sobre o meio ambiente e a paisagem. Este, que é o maior evento da cultura contemporânea em Portugal e um dos maiores da Europa, com centenas de atividades a decorrer nos vários espaços da Fundação de Serralves, em 2019 acontece entre 31 de maio e 2 de junho.
Ao longo dos anos, desde 2004, tornou-se ponto de passagem obrigatório para milhares de visitantes portugueses e estrangeiros e em 2018 bateu todos os recordes de público ao receber quase-quase 250 mil visitantes.
Frequentemente desconcertante, o Serralves em Festa apresenta números únicos em diversas modalidades artísticas. Mas bastas ocasiões, a arte ‘performativa’, dirigida a (quase sempre a quase) todas as idades, é suficiente para agitar e inquietar o público presente.
A assinalar a 16ª edição do Serralves em Festa, evento anual que mobiliza a cidade do Porto e o País, em 2019 a Fundação de Serralves propõe a programação de projetos performativos apresentados em espaços não convencionais ou em diálogo, de certo modo inesperado, com determinados locais da Fundação, nomeadamente os foyers do Museu e do Auditório, a Casa e o Parque de Serralves.
Muito em breve, os corredores dos Jardins de Serralves deverão voltar a encher-se. A exposição de Joana Vasconcelos,’I’m your mirror’, patente no Museu de 18 de fevereiro a 24 de junho, é tão só uma das muitas fontes de atração para Serralves em Festa.
Ao longo dos três dias, a festa espalha-se pelos diversos recantos da Fundação de Serralves: jardins e seus caminhos, Museu e biblioteca são espaços a não esquecer de visitar, para além da Casa ela mesma e do court de ténis onde os concertos mais populares se costumam desenrolar. Vale a pena, tão só, estar por ali; e circular por ali. E são tantos os eventos a decorrerem em simultâneo que não é possível, de todo, assistir a todos eles.
Saliente-se que este momento de celebração da cultura, único de atração e diversificação de visitantes, promovendo de modo ímpar Serralves, a cidade do Porto e mesmo Portugal só tem sido possível com o contributo de milhares de voluntários que, dispondo de uma parte do seu tempo em prol do bem comum, ajudam a organização a pôr a Festa em movimento.
Programa (destaques)
HHY & The Macumbas, Black Bombaim, Elephant 9, MC Carol, “MirrorPiece II ” – Joan Jonas, “Cortado por todos os lados / Aberto por todos os cantos” – Gustavo Ciríaco, “The Big Show Sef” – Miguel Pereira, “Cribles Live Porto” – conceção, coreografia: Emmanuelle Huynh, Música: IannisXenakis, “Rue” e “Ciel” – Volmir Cordeiro, Poldercoaster, Con Tenda, A Estranha Viagem do Sr. Tonet, Les Colporeures des Étoiles, “La Spire ” – ChloéMoglia / Cia Rizhome
Em exposição
“I’mYourMirror” – Joana Vasconcelos
“Die GedankenSind Frei” – Susan Hiller
Imagens: (0) Luís Vasconcelos, (1, 2, 3) Serralves
**
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
*
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados
Comente este artigo
Only registered users can comment.