1 a 3/6 Serralves, Porto

Serralves em festa pela décima sexta vez

Serralves em festa pela décima sexta vez

Pub

 

 

50 hours non stop! Concertos, arte, conferências, exposições, circo, feira do livro, dança, cultura, em geral, festa. Da forma leve e agradável, mas também motivadora e desafiante a que já nos habituou ao longo dos anos, o Serralves em Festa propõe celebrar Serralves como um espaço inclusivo da arte contemporânea e da cultura, incorporando ainda o pensamento e práticas ligadas à reflexão sobre o meio ambiente e a paisagem. Este, que é o maior evento da cultura contemporânea em Portugal e um dos maiores da Europa, com centenas de atividades a decorrer nos vários espaços da Fundação de Serralves, em 2019 acontece entre 31 de maio e 2 de junho. 

Ao longo dos anos, desde 2004, tornou-se ponto de passagem obrigatório para milhares de visitantes portugueses e estrangeiros e em 2018 bateu todos os recordes de público ao receber quase-quase 250 mil visitantes. 

Frequentemente desconcertante, o Serralves em Festa apresenta números únicos em diversas modalidades artísticas. Mas bastas ocasiões, a arte ‘performativa’, dirigida a (quase sempre a quase) todas as idades, é suficiente para agitar e inquietar o público presente.

A assinalar a 16ª edição do Serralves em Festa, evento anual que mobiliza a cidade do Porto e o País, em 2019 a Fundação de Serralves propõe a programação de projetos performativos apresentados em espaços não convencionais ou em diálogo, de certo modo inesperado, com determinados locais da Fundação, nomeadamente os foyers do Museu e do Auditório, a Casa e o Parque de Serralves. 

Muito em breve, os corredores dos Jardins de Serralves deverão voltar a encher-se. A exposição de Joana Vasconcelos,’I’m your mirror’, patente no Museu de 18 de fevereiro a 24 de junho, é tão só uma das muitas fontes de atração para Serralves em Festa.

Ao longo dos três dias, a festa espalha-se pelos diversos recantos da Fundação de Serralves:  jardins e seus caminhos, Museu e biblioteca são espaços a não esquecer de visitar, para além da Casa ela mesma e do court de ténis onde os concertos mais populares se costumam desenrolar. Vale a pena, tão só, estar por ali; e circular por ali. E são tantos os eventos a decorrerem em simultâneo que não é possível, de todo, assistir a todos eles.

Saliente-se que este momento de celebração da cultura, único de atração e diversificação de visitantes, promovendo de modo ímpar Serralves, a cidade do Porto e mesmo Portugal só tem sido possível com o contributo de milhares de voluntários que, dispondo de uma parte do seu tempo em prol do bem comum, ajudam a organização a pôr a Festa em movimento. 

serralves em festa

Programa (destaques)

HHY & The Macumbas, Black Bombaim, Elephant 9, MC Carol, MirrorPiece II ”  – Joan Jonas, “Cortado por todos os lados / Aberto por todos os cantos” – Gustavo Ciríaco, “The Big Show Sef” – Miguel Pereira, Cribles Live Porto” – conceção, coreografia: Emmanuelle Huynh, Música: IannisXenakis, Rue” e “Ciel” – Volmir Cordeiro, Poldercoaster, Con Tenda, A Estranha Viagem do Sr. Tonet, Les Colporeures des Étoiles, “La Spire ” – ChloéMoglia / Cia Rizhome

serralves em festa - porto

Em exposição

I’mYourMirror” – Joana Vasconcelos

“Die GedankenSind Frei” – Susan Hiller

serralves em festa - porto

 

Imagens: (0) Luís Vasconcelos, (1, 2, 3) Serralves

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.