1 a 3/6 Serralves, Porto

Happening | Serralves ‘em Festa’ pela décima sexta vez

Happening | Serralves ‘em Festa’ pela décima sexta vez

Pub

 

50 hours non stop! Concertos, arte, conferências, exposições, circo, feira do livro, dança, cultura, em geral, festa. Da forma leve e agradável, mas também motivadora e desafiante a que já nos habituou ao longo dos anos, o Serralves em Festa propõe celebrar Serralves como um espaço inclusivo da arte contemporânea e da cultura, incorporando ainda o pensamento e práticas ligadas à reflexão sobre o meio ambiente e a paisagem. Este, que é o maior evento da cultura contemporânea em Portugal e um dos maiores da Europa, com centenas de atividades a decorrer nos vários espaços da Fundação de Serralves, em 2019 acontece entre 31 de maio e 2 de junho. 

 

 

Ao longo dos anos, desde 2004, tornou-se ponto de passagem obrigatório para milhares de visitantes portugueses e estrangeiros e em 2018 bateu todos os recordes de público ao receber quase-quase 250 mil visitantes. 

Frequentemente desconcertante, o Serralves em Festa apresenta números únicos em diversas modalidades artísticas. Mas bastas ocasiões, a arte ‘performativa’, dirigida a (quase sempre a quase) todas as idades, é suficiente para agitar e inquietar o público presente.

A assinalar a 16ª edição do Serralves em Festa, evento anual que mobiliza a cidade do Porto e o País, em 2019 a Fundação de Serralves propõe a programação de projetos performativos apresentados em espaços não convencionais ou em diálogo, de certo modo inesperado, com determinados locais da Fundação, nomeadamente os foyers do Museu e do Auditório, a Casa e o Parque de Serralves. 

Muito em breve, os corredores dos Jardins de Serralves deverão voltar a encher-se. A exposição de Joana Vasconcelos,’I’m your mirror’, patente no Museu de 18 de fevereiro a 24 de junho, é tão só uma das muitas fontes de atração para Serralves em Festa.

Ao longo dos três dias, a festa espalha-se pelos diversos recantos da Fundação de Serralves:  jardins e seus caminhos, Museu e biblioteca são espaços a não esquecer de visitar, para além da Casa ela mesma e do court de ténis onde os concertos mais populares se costumam desenrolar. Vale a pena, tão só, estar por ali; e circular por ali. E são tantos os eventos a decorrerem em simultâneo que não é possível, de todo, assistir a todos eles.

Saliente-se que este momento de celebração da cultura, único de atração e diversificação de visitantes, promovendo de modo ímpar Serralves, a cidade do Porto e mesmo Portugal só tem sido possível com o contributo de milhares de voluntários que, dispondo de uma parte do seu tempo em prol do bem comum, ajudam a organização a pôr a Festa em movimento. 

Programa (conhecido por agora)

HHY & The Macumbas

Black Bombaim

Elephant 9

MC Carol

MirrorPiece II ”  – Joan Jonas

“Cortado por todos os lados / Aberto por todos os cantos” – Gustavo Ciríaco

“The Big Show Sef” – Miguel Pereira

Cribles Live Porto” – conceção e coreografia: Emmanuelle Huynh / Música: IannisXenakis

Rue” e “Ciel” – Volmir Cordeiro

“La Spire ” – ChloéMoglia / Cia Rizhome

Poldercoaster

Con Tenda

A Estranha Viagem do Sr. Tonet

Em exposição

I’mYourMirror” – Joana Vasconcelos

“Die GedankenSind Frei” – Susan Hiller

 

Imagens: (0) Luís Vasconcelos, (1, 2) Serralves

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.