18 de maio

Passear | Viana do Castelo propõe ‘Passos de Memória’ na orla costeira entre Monserrate e Afife

Passear | Viana do Castelo propõe ‘Passos de Memória’ na orla costeira entre Monserrate e Afife

Pub

 

 

No próximo dia 18 de maio, em Viana do Castelo, realiza-se a quinta edição da Caminhada “Passos de Memória” de 2019 que com a designação de PEQ 3 – Percurso Equestre do Litoral, entre o Forte da Vinha e a praia de Afife, integrada na Rede Municipal de Percursos Pedestres do concelho.

 

 

Estes percursos são um excelente modo de conhecer o património cultural e natural da região. Para além de promoverem o exercício físico, permitirão conhecer locais com paisagens deslumbrantes.

O PEQ 3 – Percurso Equestre do Litoral, com uma distância de aproximadamente 14 km entre Monserrate e Afife, atravessa a orla e as veigas agrícolas da linha de costa setentrional do concelho de Viana do Castelo, oferece a fruição de um quadro paisagístico ímpar, entre a Serra de Santa Luzia e o Oceano Atlântico e destina-se a todos quantos sintam curiosidade por conhecer melhor a região juntando-lhe um agradável passeio a cavalo.

Como pontos de interesse deste percurso assinalam-se: Forte da Vinha, Geossítio das Pedras Ruivas – Monumento Natural Local, Moinhos de Vento da Areosa, Foz da ribeira do Pêgo, Pias salineiras do Canto Marinho, Geossítio do Canto Marinho – Monumento Natural Local, Construções tradicionais de apoio à pesca (Lumiar), Pias salineiras de Fornelos, Geossítio do Alcantilado de Montedor – Monumento Natural Local, Gravuras rupestres de Fornelos, Moinho do Marinheiro, Moinho de Cima, Gravuras rupestres da Fraga da Bica, Moinho do Petisco, Farol de Montedor / Castro do Alto de Montedor, Gravuras rupestres – espirais, Gravuras rupestres da pedra do sol, Gândara de Montedor, Forte de Paçô, Construções tradicionais de apoio à pesca (Paçô), Campo dunar Arda – Afife, Foz do rio de Afife / Ribeira de Cabanas.

Promovida pelo Município de Viana do Castelo, a atividade conta com a colaboração da Live Out Life. A participação é gratuita, como habitualmente nestas ocasiões, mas sujeita a inscrição através do preenchimento de um formulário disponível online, a partir das 13h00 da próxima quinta-feira, dia 9 de maio.

PEQ 3 – Percurso Equestre do Litoral

Data de realização: 18 de maio 2019

Tipo de Percurso: Pequena Rota

Localização: Praia Norte (Monserrate), Areosa, Carreço e Afife; Distância: 13.9 Km

Partida: 9h00; Cota Inicial: 5m; Cota Máxima Atingida: 47; Cota Mínima Atingida: 5m

Duração: 3h  (a duração do percurso poderá sofrer alterações em função do ritmo de andamento do grupo e eventuais paragens); Grau de Dificuldade: Fácil

Âmbito do Percurso: Paisagístico/Ecológico/Cultural

Colaboração: Live Out Life

Inscrições

As inscrições são limitadas a 50 participantes, pelo que convém ser lesto na sua concretização caso deseje mesmo participar neste aliciante passeio. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição através do preenchimento de um formulário disponível online, a partir das 13h00 de 9 de maio 2019.

Para a caminhada, use sempre equipamento de acordo com a estação do ano, como impermeável, chapéu, calçado e vestuário adequado e privilegie a água e a fruta entre os seus mantimentos.

Após a caminhada, o regresso ao ponto de partida é assegurado pelo Município de Viana do Castelo em autocarro.

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983404

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Agenda, Cultura

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.