Cruzeiro Seixas na Fundação Cupertino de Miranda

Cruzeiro Seixas na Fundação Cupertino de Miranda

Pub

 

 

 

No Centro Português do Surrealismo da Fundação Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão, encontra-se patente ao público, até 29 de setembro, a exposição temporária ‘Cruzeiro Seixas: ao longo do longo caminho‘, inaugurada em 29 de março passado. A exposição, que dá a conhecer mais de sete décadas de criação artística daquele que é o principal representante vivo do surrealismo em Portugal, é comissariada por Marlene Oliveira e Perfecto E. Cuadrado.

A exposição permite conhecer algumas das mais importantes obras de um dos principais nomes do Surrealismo português, Cruzeiro Seixas. Hoje com 98 anos, Artur Manuel do Cruzeiro Seixas é o principal representante vivo do Surrealismo em Portugal. Esta exposição dedicada ao artista plástico e poeta é um marco único para reconhecer esta corrente artística e o artista em particular.

A Fundação Cupertino de Miranda (FCM), detentora de mais de 400 obras do artista Cruzeiro Seixas e da sua importante biblioteca e arquivo pessoal, permite, através desta exposição, dar a conhecer algumas das mais importantes obras do Surrealismo, com a presença de outros nomes da cultura nacional e internacional.

Nesta mostra, que é também “uma homenagem, um reconhecimento e um testemunho” ao autor e artista plástico, conforme referiu Marlene Oliveira à TSF aquando da inauguração de ‘Cruzeiro Seixas: ao longo do longo caminho‘, são apresentadas as diferentes técnicas desenvolvidas pelos surrealistas, especialmente o cadavre-exquis, inventado pelos surrealistas franceses em 1925 e a que os surrealistas portugueses deram continuidade, quer nas expressões plásticas quer nas literárias.

“Mostra um pouco de toda a obra do mestre Cruzeiros Seixas. Temos obras dele e obras que colecionou ao longo da vida. Também está presente uma parte de etnografia com objetos que foi recolhendo em África. São objetos do quotidiano”, explicou ainda Marlene Oliveira, uma das comissárias da exposição.

Por seu lado, o outro comissário, Perfecto Cuadrado, coordenador do Centro Português de Surrealismo, explicou, na mesma altura, também à TSF, que “este cartaz – referindo-se a um cartaz à entrada da primeira sala – representa um jogo literário muito importante no surrealismo, como instrumento de criatividade coletiva. Uma primeira pessoa escrevia uma frase e a outra, sem conhecer, continuava. A primeira frase foi que ‘O cadáver esquisito beberá o vinho novo'”.

Cruzeiro Seixas é uma das figuras essenciais do surrealismo português. “Na pintura figurativa, Cruzeiro Seixas recorria muito a elementos como o cavalo, cruzeiros no ar, corpos atravessados por setas. É uma representação de grande tensão romântica entre realidade e desejo. Desejo, sonho e realidade são palavras para definir o mundo do surrealismo”, acrescentaria.

Destacam-se ainda, entre os múltiplos objetos apresentados, os 42 Diários Não Diários de Cruzeiro Seixas, por muitos apelidado de ‘O Mestre’, que são um registo de memórias, projetos e ideias, recorrendo essencialmente à “colagem com fragmentos das suas vivências”, um espaço de pensamento, com simples alusões diárias do que se passava no seu universo pessoal e profissional.

Os trabalhos apresentados são uma parte dos muitos documentos e obras que se encontram no acervo do Centro Português do Surrealismo que o próprio Artur Manuel do Cruzeiro Seixas ajudou a construir com as suas doações, os seus conselhos e o seu exemplo de colecionador de sonhos e de fragmentos vivos das suas afinidades eletivas e afetivas.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página

Imagens: FCM

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Paypal: [email protected]

Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

Categorias: Agenda, Arte, Famalicão

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.