Centenário da morte do Conde de Margaride assinalado em Guimarães

Centenário da morte do Conde de Margaride assinalado em Guimarães

Pub

 

 

No primeiro centenário da morte de Luís Cardoso Martins da Costa Macedo, 1º Visconde e 1.º Conde de Margaride (08 de janeiro de 1836 – 30 de julho de 1919), o Arquivo Municipal Alfredo Pimenta do Município de Guimarães, a Sociedade Martins Sarmento, o Paço dos Duques de Bragança e A Oficina – Casa da Memória evocam o ilustre vimaranense, destacando algumas facetas da sua vida e obra, através de um conjunto de iniciativas, a desenvolver em Guimarães, que visam destacar algumas facetas da sua vida e obra.

Assim, este sábado, 27 de abril, a partir das 15h30, realizaram-se conferências na Sociedade Martins Sarmento sob o tema “Sistemas de representação e instituições políticas em Portugal na história contemporânea”. O professor Pedro Tavares de Almeida efetuou uma exposição sobre “As reformas eleitorais no Portugal Liberal: uma resenha crítica e comparativa” enquanto José Ribeiro e Castro apresentou “A Reforma Eleitoral: uma necessidade de hoje”, com moderação de Wladimir Brito.

A partir de 2 de maio, no percurso da exposição permanente do Paço dos Duques será possível apreciar peças de vestuário relacionadas com os Condes de Margaride e os seus servidores. Trata-se de uma pequena mostra do acervo oferecido pela família dos Condes de Margaride ao Paço dos Duques de Bragança.

No dia 30 de julho, o dia do centenário da morte do Conde de Margaride, será inaugurada a exposiçãoO Conde Margaride na Sociedade Martins Sarmento”, destacando o importante papel que desempenhou nesta instituição. No mesmo dia, a Casa da Memória de Guimarães propõe a “Cartografia de um retrato” com uma visita aos lugares do Conde de Margaride na cidade.

No dia 13 de julho realizar-se-á uma “Visita Guiada” à Casa do Carmo, habitação dos Conde de Margaride. A inscrição dos interessados nesta iniciativa deverá ser feita por email.

O programa terminará com a apresentação e disponibilização do arquivo online Conde Margaride – Casa do Carmo, numa sessão agendada para 15 de novembro, às 18h00, no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta. Esta sessão sob o tema “Conde de Margaride. Das origens ao pariato: trajetória de um político local de dimensão nacional”, por Francisco Brito e Rui Faria.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - diário digital generalista de âmbito regional

Imagens: Municopio de Guimarães

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: [email protected]

Envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

Categorias: Agenda, Cultura, Guimarães

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.