Vila Nova de Famalicão

Romaria | Maio é mês de Feira Grande e Festa da Flor em Famalicão

Romaria | Maio é mês de Feira Grande e Festa da Flor em Famalicão

Pub

 

 

Maio é um mês de tradições fortes em Vila Nova de Famalicão, com a celebração de duas das festas mais populares do concelho: a Feira Grande e a Festa da Flor. São quatro intensos dias – 8, 10, 11 e 12 de maio – de muita animação, com uma das feiras mais emblemáticas da região Norte a ser coroada por toda a beleza, perfume e esplendor das flores.

 

 

É a 8, 10, 11 e 12 de maio que arrancam os festejos de rua e se prepara a cidade para a celebração dos santos populares e das romarias de verão.

8 de maio é dia de cumprir a tradição com a Feira Grande, também conhecida como Feira das Trocas. O evento decorre no recinto da feira, entre as 7h00 e as 18h00. Instituída em 1205, aquando a atribuição do foral de D. Sancho I a Famalicão, a Feira das Trocas de Maio, conjuntamente com a feira semanal e a Feira Grande de S. Miguel, em setembro, deram um contributo importante na projeção e divulgação pública da imagem do concelho.

Para o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, “é de primordial importância reanimar e reviver estas tradições como forma de preservação e valorização da identidade famalicense”.

É também isso que se pretende fazer com a Festa da Flor, uma tradição que remonta ao início dos anos 60 e que durante muitos anos foi incluída nas festas concelhias. O momento alto desta festa está marcado para a tarde do dia 12, domingo, com o desfile da batalha das flores a percorrer algumas das principais ruas da cidade, acompanhado de muita música e muita animação.  Ao todo, desfilam duas dezenas de associações e coletividades do concelho.

Promovidas pela Câmara Municipal de Famalicão, as festividades de maio terão como epicentro a Praça D. Maria II, onde estarão reunidos os expositores de artesanato regional e as tasquinhas de doçaria tradicional, licores e produtos da terra. A festa estende-se também à Praça 9 de Abril, que por estes dias se transformará no lugar da arte e beleza, com exposições, ateliês, oficinas de olaria e cerâmica e workshops.

A animação percorrerá toda a cidade com vários momentos musicais e artísticos. Danças, um arruada de tocadores de concertina e cantares ao desafio, grupos de bombos e concertos marcam a programação. Destaque ainda para a tradicional Procissão de velas em Honra de Nossa Senhora de Fátima, que se realiza na noite de domingo, dia 12 de maio, saindo pelas 21h30 da Igreja Matriz Antiga e que percorrerá as principais artérias do centro da cidade.

Para acompanhar estes dias de grande animação popular, nada melhor que os “Dias à Mesa”, a nova iniciativa gastronómica de Famalicão que conjuga os melhores paladares com uma agenda cultural diversificada e animada, proporcionando uma experiência completa dos sentidos. Para acompanhar as Festas de Maio, os restaurantes participantes recomendam Rojões.

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983404

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Agenda, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo