30/4 Vila Nova de Famalicão

Música | João Guimarães Group assinala Dia do Jazz em Famalicão

Música | João Guimarães Group assinala Dia do Jazz em Famalicão

Pub

 

O Eixo do Jazz vai festejar o Dia Internacional do Jazz – International Jazz Day com um concerto no Museu Bernardino Machado, em Vila Nova de Famalicão. O concerto será realizado por um grupo de músicos, também ele portugueses e americanos: o João Guimarães Group, constituído por João Guimarães (PT), no saxofone, Hermon Mehari (US), no trompete, Eduardo Cardinho, (PT), no vibrafone, Travis Reuter (US), na guitarra, Francisco Brito (PT), no contrabaixo (PT) e Marcos Cavaleiro (PT), na bateria.

 

 

“Este grupo de João Guimarães é uma forma de reunir alguns amigos músicos que não vivem tão perto uns dos outros.
É uma oportunidade para celebrar as distâncias com uso da “linguagem universal” neste dia que é mais universal por ser o Dia Internacional do Jazz. Vai ouvir-se música nova e composta especificamente para o grupo, mas não só”.

Antes de passar por Famalicão, o João Guimarães Group apresentar-se-á no mais antigo clube de jazz nacional, o Hot Club de Portugal.

Em novembro de 2011, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) nomeou oficialmente o dia 30 de abril como o Dia Internacional do Jazz para destacar o jazz e o seu papel diplomático de unir pessoas em todos os cantos do globo.

O International Jazz Day é presidido e liderado pela Diretora Geral da UNESCO, Audrey Azoulay, e pelo lendário pianista e compositor de jazz Herbie Hancock, que atua como Embaixador da UNESCO para o Diálogo Intercultural e é Presidente do Instituto de Jazz Herbie Hancock. O Instituto é a principal organização sem fins lucrativos encarregada de planear, promover e produzir esta celebração anual.

O International Jazz Day reúne comunidades, escolas, artistas, historiadores, académicos e entusiastas do jazz em todo o mundo para celebrar e aprender sobre o jazz e suas raízes, futuro e impacto; sensibilizar para a necessidade de diálogo intercultural e de compreensão mútua; e reforçar a cooperação e comunicação internacional.

Todos os anos, no dia 30 de abril, esta forma de arte internacional é reconhecida por promover a paz, o diálogo entre as culturas, a diversidade e o respeito pelos direitos humanos e pela dignidade humana; erradicar a discriminação; promover a liberdade de expressão; promover a igualdade de género; e reforçar o papel da juventude na promulgação da mudança social.

O International Jazz Day é o culminar do Jazz Appreciation Month, que atrai a atenção do público para o jazz e sua herança extraordinária ao longo de abril. Em dezembro de 2012, a Assembleia Geral das Nações Unidas saudou formalmente a decisão da Conferência Geral da UNESCO de proclamar o dia 30 de abril como o Dia Internacional do Jazz.

As Nações Unidas e a UNESCO agora reconhecem o Dia Internacional do Jazz em seus calendários oficiais.

Entrada: grátis.

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983404

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Agenda, Cultura

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.