Ambiente | Lipor prevê aumento significativo de visitantes dos Equipamentos de Educação Ambiental

Ambiente | Lipor prevê aumento significativo de visitantes dos Equipamentos de Educação Ambiental

Pub

 

 

A Lipor, empresa que efetua a recolha e tratamento de resíduos em Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde mediante uma abordagem circular e a criação de valor partilhado, considera que os resultados das ações e serviços que disponibiliza aos cidadãos da sua área de cobertura, e mais especificamente às Escolas, são muito animadores neste início de 2019. A Lipor oferece um conjunto alargado de equipamentos que estão ao serviço da Educação Ambiental e para a Sustentabilidade e prevê um aumento significativo de visitantes durante o 2º trimestre de 2019.

 

 

Os resultados do o 1º Trimestre Lipor de 2019 são muito animadores, refere a empresa de tratatamento de resíduos, nomeadamente no caso do Parque Aventura e Trilho Ecológico que em março duplicou o número de utilizadores médio, com um total de 3015 utilizadores.

Neste primeiro trimestre, a Lipor já recebeu 8501 visitantes nos diversos Equipamentos de Educação Ambiental como os Circuitos de Visitas de Estudo, as Visitas Técnicas e o próprio Parque Aventura e Trilho Ecológico.

Como forma de responder a este aumento de visitantes, a Lipor reforçou a vigilância do Parque Aventura e Trilho Ecológico garantindo uma maior segurança e acompanhamento dos utilizadores.

Até março deste ano, a Lipor recebeu cerca de 1,5 toneladas de resíduos recicláveis, fruto do projeto “Custo Simbólico”,  que permite a entrada gratuita nas instalações, representando uma média de 701 gramas entregues por participante, das 115 ações desenvolvidas nos equipamentos de Educação Ambiental.

Prevê-se um aumento do número de visitantes para o segundo trimestre, devido ao início da época alta do Parque Aventura e Trilho Ecológico (4 de maio a 31 de outubro) e aos eventos temáticos já programados para 2019.

Especial destaque para o “Night Urban Trail Lipor”, no dia 3 de maio, o “Color Run Portugal”, no dia 18 de maio e o “Parque Dance IX”, a 16 de junho.

O Parque Aventura é um espaço ao ar livre de promoção da atividade física, da alimentação saudável, do respeito pelo ambiente e de socialização, tendo em linha de conta a formação integral do indivíduo. Está localizado nas instalações da Lipor em Baguim do Monte, Gondomar e encontra-se implantado no terreno que em tempos serviu de aterro sanitário aos resíduos recolhidos pela empresa nos municípios urbanos associados.

O encerramento, selagem e posterior recuperação paisagística do Aterro Sanitário de Baguim do Monte teve como objetivo reparar os efeitos ambientais negativos decorrentes da deposição de resíduos durante um longo período de tempo. Para tal, foi implementado um sistema de monitorização constituído por um sistema de captação e drenagem de lixiviados, um sistema de drenagem pluvial superficial e um sistema de captação e drenagem de gases.

A Lipor criou, então, uma zona de espaço lúdico, de lazer e formação que pode ser utilizado pela população do Grande Porto – PARQUE AVENTURA. Este pretende ser um espaço de promoção da atividade física, da alimentação saudável, do respeito pelo ambiente e biodiversidade e de socialização – formação integral do indivíduo.

Desde 2009 que a Lipor tem vindo a desenvolver ações em prol do conhecimento e da preservação da biodiversidade, tendo como pano de fundo o rio Tinto. Iniciadas com a inauguração do Parque Aventura, no verão de 2010, essas ações desembocaram agora no Trilho Ecológico.

Ao percorrer o Trilho Ecológico da Lipor, pretende-se dar a conhecer a biodiversidade existente junto ao Rio Tinto, bem como promover o contacto da população com a envolvência, ajudando à proteção, divulgação, preservação e valorização do património ambiental.

O rio Tinto nasce no lugar de “Montes de Costa”, na freguesia de Ermesinde, concelho de Valongo, a uma altitude de 200 m e desagua na margem direita do rio Douro, na zona do Freixo, freguesia de Campanhã, concelho do Porto.

Apresenta uma bacia hidrográfica com uma área de aproximadamente 23,5 km2 e o curso de água abrange os concelhos de Valongo, Maia, Gondomar e Porto.

A área de intervenção do projeto localiza-se num troço do rio Tinto, situado junto às instalações da Lipor, perfazendo uma extensão total de aproximadamente 800 m. Preconiza um conjunto de objetivos a diferentes níveis: hidráulicos, ecológicos, paisagísticos, culturais e promove a reabilitação fluvial e o desenvolvimento sustentável.

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983404

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.