27 e 28/4 Barcelos

Orientação | Esperado mais de meio milhar de atletas em Barcelos

Orientação | Esperado mais de meio milhar de atletas em Barcelos

Pub

 

 

Os Amigos da Montanha, com o apoio do Município de Barcelos e da Federação Portuguesa de Orientação, organizam nos dias 27 e 28 de abril os Campeonatos Nacionais de Sprint e Distância Longa de Orientação Pedestre. As provas são pontuáveis para a Taça de Portugal de Orientação Pedestre e em disputa estarão dois títulos de Campeão Nacional.

 

 

No sábado, 27, os atletas irão percorrer as matas do Monte do Facho para apurar o Campeão Nacional de Distância Longa. Neste dia também terá lugar no Facho uma prova de Orientação Adaptada.

No domingo, 28, por sua vez, será em Arcozelo que se apurará o Campeão Nacional de Sprint. Esta prova pontua ainda para a Liga Inter-regional da Galiza e Norte de Portugal.

As provas contarão com percursos abertos à população em geral adaptados a diferentes graus de dificuldade e acessíveis a todas as idades. A participação poderá ser realizada individualmente ou em grupo. As inscrições podem ser realizadas no  Oriasis – Portal da Orientação Português.

Será uma oportunidade de os barcelenses experimentarem a modalidade lado a lado com os principais nomes nacionais da modalidade. Nestes eventos podem participar pessoas de todas as idades e sexo, federados e não federados, pois os percursos são adaptados e possuem vários graus de dificuldade, podendo a participação ser efetuada individualmente, em pares ou em grupo. Se tem gosto pela natureza e pela prática desportiva, calce as sapatilhas e junte-se aos Amigos da Montanha na descoberta das mais belas paisagens de Barcelos. As provas abertas têm percursos com distâncias de 1600 e 2200 metros, respetivamente, para as provas aberta curta e aberta longa.

Barcelos espera record de participantes

Prevê-se em Barcelos uma participação muito superior à normalmente registada nas competições desta modalidade e um record em provas de Orientação dos Amigos da Montanha, demonstrando o trabalho realizado nos últimos anos e o crescente interesse pela modalidade de que é prova o aumento do número de atletas nas classes de formação. Neste momento estão inscritos 470 atletas, onde se inclui um grupo de cerca de 50 espanhóis. As inscrições para os não federados encerram no dia 24 de abril.

De realçar que para a prova de domingo, os habitantes de Arcozelo podem inscrever-se gratuitamente na sede desta Junta de Freguesia no âmbito do apoio desta entidade ao evento.

Igualmente gratuita é a participação na prova de Orientação Adaptada, que realizará no Facho, no dia 27. Esta prova destina-se a participantes com dificuldades intelectuais. As Instituições Barcelenses estão convidadas a inscrever os seus utentes.

O que é a Orientação?

A Orientação é uma das modalidades desportivas que mais tem crescido nos últimos anos em Portugal. A competição concilia-se com o lazer, em espaços que proporcionam permanente contacto com a Natureza. Cada pessoa escolhe o seu ritmo em função dos desafios que determinou, encontrando-se consigo mesma e, simultaneamente, permitindo-lhe conhecer os resultados das opções que toma.

Na partida, cada praticante recebe um mapa onde estão marcados pequenos círculos que correspondem a pontos de controlo, materializados no terreno pelas “balizas” (prismas de cores laranja e branca), que estão acompanhadas de uma estação eletrónica (e/ou um pequeno picotador). Introduzindo o seu identificador (ou picotando o seu cartão de controlo) o praticante comprova a passagem por cada ponto.

A escolha do itinerário entre cada ponto de controlo é uma opção do próprio praticante. Cada ponto é uma meta e, simultaneamente, a partida para um novo desafio. Cruzando prados, ribeiros e florestas, o praticante sente-se parte integrante do espaço que percorre. A velocidade de movimento tem que ser acompanhada pela velocidade de raciocínio para ler o mapa e interpretar a relação mapa/terreno, ponderar sobre as várias opções de itinerário, decidir.

A Orientação é praticada, em Portugal, nas seguintes disciplinas: Orientação Pedestre, Orientação em BTT, Corridas de Aventura e Trail Orienteering, este último para deficientes motores. Todavia, para além destas disciplinas com quadros competitivos nacionais e internacionais, são também organizadas provas de Orientação a cavalo, em canoa, entre outros.
As provas, mesmo as do calendário da Federação Portuguesa de Orientação, são abertas a todas as pessoas de qualquer idade, havendo sempre percursos para principiantes (fácil curto e fácil longo). A distância e a dificuldade dos percursos de Orientação variam em função da idade e do nível técnico dos praticantes, possibilitando a participação conjunta de atletas competitivos, com pessoas que apenas buscam o lazer, individualmente ou em grupo, por exemplo, pais com filhos, de qualquer idade, dos sete aos noventa e sete anos.

Utilizando como terreno prioritário as florestas, a prática habitual pode, contudo, ser realizada em parques, zonas urbanas, ou mesmo no recreio das escolas. Neste aspeto, a Orientação é um desporto que promove o contacto das pessoas com a natureza, seja ela “virgem”, ou modificada pelo homem. A única condição é que exista um mapa da área, elaborado de acordo com as regras da modalidade.

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983404

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Agenda, Desporto

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.