Vila Nova de Famalicão

Gastronomia | ‘Dias à Mesa’ famalicenses regressam nas Festas de Maio

Gastronomia | ‘Dias à Mesa’ famalicenses regressam nas Festas de Maio

Pub

 

 

Um dos restaurantes mais antigos de Vila Nova de Famalicão, a Casa Pêga que já conta mais de 60 anos, vai associar-se à iniciativa gastronómica “Dias à Mesa”, promovida pelo município famalicense durante a Festa de Maio – Flores e Trocas, que decorre nos dias 8 e de 10 a 12 de maio. Por esses dias, os Rojões à Moda do Minho vão ser servidos de Riba d’Ave a Ribeirão, passando por Famalicão, em alguns dos melhores restaurantes da região Norte, se não mesmo do país.

 

 

Os Rojões são a proposta para este fim-de-semana que promete atrair muitos turistas ao território, conjugando os melhores paladares com uma agenda cultural diversificada e animada, proporcionando uma experiência completa dos sentidos. Este é, aliás, o principal objetivo dos “Dias à Mesa”, que arrancou no Carnaval, com o cozido à portuguesa.

Ao longo do ano, contam-se oito fins-de-semana gastronómicos sempre associados a eventos culturais e desportivos do município.

A Casa Pêga que já conta mais de 60 anos, vai associar-se pela primeira vez à iniciativa gastronómica. Para além da Casa Pêga, participam ainda nesta edição outros conceituados restaurantes, como a Colina do Ave, Fondue, O Tosco, O Prato, Outeirinho, Porta Enxerto, Sara Cozinha Regional e Torres. Os turistas que participarem na iniciativa usufruem de um desconto de 10 por cento no período correspondente nas casas de alojamento aderentes.

Dias à Mesa chamam visitantes a Famalicão

“Famalicão tem todas as condições para proporcionar uma estadia enriquecedora do ponto de vista cultural e gastronómico aos visitantes que nos procuram por esta altura do ano”, adianta o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, salientando que “Os Dias à Mesa” são um “projeto turístico com dimensão horizontal, que junta a gastronomia com outros atrativos, chamando até Vila Nova de Famalicão mais visitantes e com maior permanência”.

Tipicamente minhoto, os rojões são um prato confecionado com ingredientes diversos, que se associam às Festas de Maio, pela sua tradição e culturalidade. Enquanto a a Feira das Trocas se destaca pelas exposições de gado bovino, o mercado de produtos típicos da região e tabernas populares, a festa da flor é marcada pela batalha das flores, uma tradição secular que embeleza e perfuma toda a cidade. A animação essa é garantia com espetáculos e atividades culturais e musicais.

Imagens: (0) Município de Famalicão, (1) Casa Pêga, (2) sara Cozinha Regional

**

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983404

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Agenda, LifeStyle

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.