Pesar | Amadeu Gonçalves (1963-2019)

Pesar | Amadeu Gonçalves (1963-2019)

Pub

 

 

 

Foi com consternação que recebemos a notícia de que Amadeu Gonçalves, colaborador da Vila Nova desde a primeira hora, faleceu hoje, 5 de abril de 2019, ao início da manhã.

Intelectual, amigo das memórias e dos livros de cabeceira, Amadeu Gonçalves era técnico-superior do Município de Vila Nova de Famalicão, exercendo de forma dedicada as suas funções de historiador no Museu Bernardino Machado.

Amadeu Gonçalves foi, ao longo da sua curta vida, regular conferencista em colóquios, seminários e encontros sobre Filosofia, Literatura e Cultura Portuguesa, tendo-se dedicado, em particular, ao estudo da História Local. Apaixonado pela cidade que o viu nascer, neste plano contribuiu, nomeadamente, com o seu “Dicionário dos Expedicionários Famalicenses (1914-1918)” e “Os Partidos Políticos e a I República. O Caso de V.N. de Famalicão (1895-1926)”. Foi também um dos colaboradores de “As Portas da História. Vila Nova de Famalicão (1835-2015)”. Na Vila Nova, e apenas para relembrar alguns dos seus trabalhos, referimos 7ª Arte | Vila Nova de Famalicão – 110 anos de cinema na cidadeGrande Guerra | As Madrinhas de Guerra e os Expedicionários Famalicenses (1914-1918).

Amadeu Gonçalves foi ainda membro do Conselho Consultivo do “Boletim Cultural” da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, onde também colaborou. 

À família, deixamos sentidas condolências.

O funeral de Amadeu Gonçalves realiza-se amanhã, 6 de abril, pelas 18h00, em Gavião.

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.