Esposende

Infância | Esposende afirma-se contra maus-tratos na infância

Infância | Esposende afirma-se contra maus-tratos na infância

Pub

 

 

 

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Esposende, em colaboração com o respetivo o Município, das empresas municipais Esposende Ambiente e Esposende 2000, agrupamentos de escolas e Juntas de Freguesia, vai assinalar, pelo quarto ano consecutivo, o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância ao longo do mês de abril.

 

 

Durante o mês de abril, no concelho de Esposende será desenvolvido um conjunto de atividades com o intuito de sensibilizar a comunidade para a problemática dos maus-tratos na infância e para a necessidade de os prevenir, dando também a conhecer os serviços locais que intervêm no domínio da infância e da juventude.

Um laço azul de grandes dimensões, colocado à entrada da cidade, expressará a adesão da Esposende à campanha da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças, a qual tem vindo a merecer a adesão de concelhos de todo o país. Em todos os estabelecimentos de ensino, nas sedes das juntas de freguesia, em edifícios públicos do concelho e em vários locais públicos da cidade serão também colocados laços azuis, juntamente com o slogan da campanha “Serei o que me deres… que seja amor“. Esta ação contará com a colaboração da Oficina de Costura Criativa do projeto AMAReMAR.

No dia 5 de abril, a Casa da Juventude acolhe dois workshops destinados a um público adulto, que serão dinamizados por Fátima Duarte, da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, e moderados pela Enfermeira Marlene Fernandes, representante do Ministério da Saúde na CPCJ de Esposende. Dirigido a profissionais com interesse na temática, nomeadamente Professores, Educadores de Infância, Assistentes Sociais e Psicólogos, decorrerá, a partir das 14h30, o workshop “Sensibilização para a importância dos sinais, indicadores e sintomas de maus tratos contra crianças e jovens”. Para pais e cuidadores, realiza-se, pelas 21h00, o workshop “Bons Tratos/ Firme Afeto”.

Integrado também nesta campanha de sensibilização, a Esposende Ambiente realiza uma oficina de papagaios, no dia 25 de abril, das 10h00 às 12h00, na zona Ribeirinha de Esposende, e, no dia 28, a Esposende 2000 organiza a caminhada “Esposende em Movimento”, na freguesia de Forjães. Do mesmo modo, será efetuada uma sensibilização para esta causa através de contacto pessoal junto dos participantes do 17.º Encontro Luso Galaico de BTT, evento que o Município realiza nos dias 13 e 14 de abril.

A encerrar o Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, no dia 30 de abril, às 14h00, na Praça das Lampreias, em Esposende, será formado um laço azul humano, com a participação dos colaboradores municipais e comunidade em geral.

Esta campanha de sensibilização enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030 da ONU, no que concerne ao ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes e ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983404

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

 

Pub

Categorias: Política, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.