Guimarães

Férias | Sonoplastia e animação divertem crianças e jovens de Guimarães

Férias | Sonoplastia e animação divertem crianças e jovens de Guimarães

Pub

 

 

 

A Páscoa traz consigo as férias e A Oficina, de Guimarães, lança oficinas de sonoplastia e de animação para fruição dos jovens dos 6 aos 15 anos ao longo deste período de interrupção escolar. As atividades decorrerão em dois locais emblemáticos da cidade vimaranense, o Centro Cultural Vila Flor e a Casa da Memória.

 

 

O curto período de férias escolares traz, por vezes, preocupações acrescidas aos pais que não têm onde habitualmente deixar os seus filhos. Para lá disso, há também aqueles pais  que se preocupam em encontrar alternativas de atividades diferentes e motivadoras para dias que se pretendem ser tudo menos de tédio, isto é, bem divertidos e que ajudem as crianças a sair da rotina. É com o intuito de colmatar essa necessidade que diversas instituições, públicas ou privadas, cumprindo as suas funções sociais, preparam programas especiais de ocupação de tempos livres.

Assim, de 8 a 12 de abril, o Centro Cultural Vila Flor será inundado pelas experiências sonoras dos mais novos com a oficina de sonoplastia orientada pelo coletivo Sonoscopia. Na semana seguinte, de 15 a 18 de abril, o cinema de animação irá dominar a Casa da Memória de Guimarães (CDMG) com o público infantojuvenil a responder ao repto da realizadora Laura Gonçalves para desenhar e contar histórias.

Brincar com os sons

A partir de 8 de abril e até dia 12, sempre das 9h00 às 1800, o Centro Cultural Vila Flor será a casa dos mais novos para uma oficina de sonoplastia que promete aguçar o ouvido dos participantes. Para tal, o coletivo Sonoscopia propõe brincar com botões, experimentar e, no meio do processo, fazer música. Este coletivo, aqui responsável pela orientação da oficina, desenvolve há longos anos projetos de exploração de música eletrónica para o público infantil, uma experiência que traz agora para o contexto do festival Westway LAB, no âmbito desta Oficina de Férias da Páscoa no CCVF. Está reservada uma apresentação pública final para as 17h30 do dia 12 para revelar os resultados desta semana de exploração.

Brincar ao cinema de animação

Entre os dias 15 e 18 de abril, também das 9h00 às 1800, mudam-se malas e bagagens para a Casa da Memória para dar largas à imaginação na Oficina de Animação a cargo da realizadora Laura Gonçalves. Desenhar e contar histórias é um desafio. Nesta oficina de animação, na Casa da Memória de Guimarães, o público infantil aprende a responder a esse repto com a realizadora Laura Gonçalves, correalizadora de “Nossa Senhora da Apresentação”, com Abi Feijó, Alice Guimarães e Daniela Duarte, e “Água Mole”, com Xá. Desde 2010 que trabalha em cinema como arte finalista, animadora e pintora em obras de Marta Monteiro ou Vasco Sá e David Doutel. A apresentação pública final desta oficina acontece no dia 18 abril às 17h30.

Preçário das atividades

A inscrição na Oficina de Sonoplastia (8 a 12 abril) tem o custo de 30 euros sem almoço ou 55 euros com almoço, podendo ser realizadas até 1 de abril. Relativamente à Oficina de Animação (15 a 18 abril), o custo para participação na mesma é de 24 euros sem almoço e de 44 euros com almoço incluído, tendo como prazo limite de inscrição o dia 8 de abril. Existe ainda a oportunidade de inscrição nas duas oficinas de Férias da Páscoa pelo valor de 44,00 sem almoço ou 89,00 euros com almoço incluído.

Todas as inscrições devem ser efetuadas através de telefone 253424700 ou e-mail.

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983404

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Agenda, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.