25/4 a 6/12 Barcelos

Romarias | Cruzes esperam milhares de romeiros em Barcelos

Romarias | Cruzes esperam milhares de romeiros em Barcelos

Pub

 

 

 

Barcelos realizou a cerimónia de apresentação das Festas das Cruzes 2019 em pleno coração da cidade, no Jardim das Barrocas. Miguel Costa Gomes, o presidente do Município de Barcelos, dirigiu a apresentação dando a conhecer os principais destaques daquela que é a primeira grande romaria do Minho e, sem dúvida, uma das maiores do Norte de Portugal. Este ano, a Festa das Cruzes durará 12 dias, entre 25 de abril e 6 de maio.

 

 

Na sua intervenção, Miguel Costa Gomes referiu que a Festa das Cruzes é “uma festa de Barcelos, para Barcelos e para o mundo, onde o religioso e o profano se mesclam de forma harmoniosa”, dando particular destaque aos feriados 1 e 3 de maio que são os pontos altos.

O Provedor da Real Irmandade do Senhor da Cruz, Pedro Ferreira, anunciou que este ano vão tentar “trazer para dentro da igreja um pouco da festividade que existe no exterior”.

Pelo seu lado, Monsenhor Abílio Cardoso, o Prior de Barcelos, não deixou passar em claro a parte religiosa, dizendo que a “figura de D. António Barroso” marcará presença na Procissão da Invenção da Santa Cruz.

A primeira grande romaria do Minho, que decorre entre 25 de abril e 6 de maio, por entre negócios de feira, matraquilhos, carrinhos de choque e muitas outras diversões, e farturas apresenta Dulce Pontes, Agir e Blaya como cabeças de cartaz, mas nomes como Tito Paris, Toy, Daniel Pereira Cristo e Rão Kyao também passarão pela Frente Ribeirinha, onde este ano se situa o palco principal.

“Ah, e tal, Maria, Bamos às Cruzes”

O cartaz da Festa das Cruzes 2019 convida barcelenses e forasteiros a participar e a vivenciar a primeira romaria da região norte do país e, provavelmente, aquela que é a mais conhecida e famosa festa popular minhota como gostam de a classificar os barcelenses.

Uma das grandes novidades desta edição é o regresso do Fogo Preso (dia 2 de maio), espetáculo pirotécnico que se junta ao fogo de artifício do dia 25 de Abril, ao Fogo da Ponte (27), ao Espetáculo Piromusical (30) e ao Fogo do Rio (3 de maio).

E porque a tradição se mantém, na Festa das Cruzes de Barcelos as arruadas de Zés P’reiras, o folclore, as bandas filarmónicas e as rusgas minhotas que animarão vários dias das festividades esperam romeiros, naturais e forasteiros, quer no palco da Avenida da Liberdade quer pelas ruas da cidade. Para lá disso, os mais belos e imperdíveis tapetes floridos aguardam também filas de visitantes na Igreja do Senhor da Cruz.

A Festa das Cruzes tem, ainda, outros momentos marcantes como a Batalha das Flores (dia 1 de maio, às 15h00), a feira franca e o extenso parque de diversões instalado no Campo da Feira e recinto anexo, bem como a animação permanente um pouco por toda a cidade. Mas o ponto alto está marcado para 3 maio, dia consagrado ao Senhor do Bom Jesus da Cruz, que junta na cidade as 89 cruzes das 89 paróquias numa procissão única.

E como continua a aposta em atrair um grande número de jovens à primeira romaria do Minho, o “Bamos às Cruzes” promete animar os foliões com muita música e bares na Alameda das Barrocas, nos dias 26, 27 e 30 de abril e 2, 3 e 4 de maio.

Como noutros anos, todos aqueles que quiserem visitar Barcelos têm bilhetes a preço especial no comboio, uma vez que foi renovada a parceria com a CP – Comboios de Portugal, em que nos dias 1 e 3 de maio, têm um desconto de 30% quer no comboio regional quer no inter-regional.

 

**

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de multibanco ou netbanking.

MBWay: 919983484

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.