Santo Tirso

Escrita | João Luís Barreto Guimarães, poeta do tempo que avança por sílabas, homenageado em Santo Tirso

Escrita | João Luís Barreto Guimarães, poeta do tempo que avança por sílabas, homenageado em Santo Tirso

Pub

 

 

 

Edição de 2019 da Poesia Livre convida a ir “Da poesia da Natureza à natureza da Poesia”. O poeta, que também exerce medicina, João Luís Barreto Guimarães foi a figura de destaque deste ano e esteve em Santo Tirso, no passado domingo, 17 de março, para a cerimónia de homenagem.

 

 

Autor de uma poesia biográfica, melancólica e musical é no uso da ironia que João Luís Barreto Guimarães se destaca. “A ironia é a celebração dos derrotados”, adiantava durante a homenagem, durante a qual foi também apresentado o seu mais recente livro “O tempo avança por sílabas”, uma antologia de 100 poemas escolhidos de entre os 10 livros que publicou.

A celebrar 30 anos de vida literária, João Luís Barreto Guimarães salientou a “importância da poesia na atualidade”, sobretudo como “forma de estar na vida”. Pela terceira vez em Santo Tirso nas últimas duas semanas, João Luís Barreto Guimarães diz ser “interessante perceber o feedback dos jovens em relação à poesia”, especialmente por ter “experienciado muita adesão nas iniciativas nas escolas”.

O presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto, lembrou a “forte aposta do Município na cultura para todos” e enfatizou a vontade de ter “uma comunidade com mais e melhores hábitos de leitura”. Sobre o homenageado, “uma figura incontornável da saúde e da poesia”, agradeceu “a forma como se disponibilizou desde o primeiro contacto e como acompanhou a iniciativa”.

A preocupação e a sensibilização em torno do ambiente, explicou o autarca, “foram melhorias muito importantes na edição deste ano, mostrando que a poesia é um importante meio para envolver, mobilizar e consciencializar a comunidade em torno de questões fundamentais”.

Recorde-se que, entre outras atividades relacionadas com o poeta João Luís Barreto Guimarães no âmbito da ‘Poesia Livre‘, que decorreu entre 8 e 21 de março e foi organizada pelo Município tirsense em colaboração com as escolas do concelho e outras instituições com o intuito de promoção da leitura, este foi também alvo de homenagem dos alunos da Escola Cidenai. Assim, os alunos desta escola espalharam poesia pelas ruas da cidade de Santo Tirso decorando as montras de estabelecimentos comerciais da cidade com poemas de vários autores, em particular deste poeta.

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983404

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Cultura, Política

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.