dia da árvore - dia internacional das florestas - lanheses - escola - multinacional - viana do castelo - plnatação - floresta autóctone

Dia da Árvore assinalado com plantação de árvores em Lanheses pela Eurostyle Systems e a EBS de Arga e Lima

 

 

O Dia da Árvore – 21 de março – foi assinalado em Lanheses, Viana do Castelo, pela filial portuguesa da multinacional francesa do setor automóvel Eurostyle Systems com a realização de uma plantação na Escola Básica e Secundária de Arga e Lima, em Lanheses, Viana do Castelo. A Eurostyle Systems, situada na Zona Industrial de Lanheses, no âmbito da responsabilidade social empresarial, aliou-se, neste dia, aos estudantes da escola vianense para promover a plantação, numa iniciativa à qual o Município de Viana do Castelo também se associou, dada a importância da mesma.

A Escola Básica e Secundária de Arga e Lima, que conta com jardim-de-infância, 1º Ciclo 2º Ciclo, 3º Ciclo, ensino secundário e profissional, é uma Eco-Escola galardoada. O estabelecimento de ensino entrou no programa Eco-Escolas no ano letivo 2016/2017, tendo já sido galardoada por boas práticas.

Dia da Árvore ajuda a conservar e ordenar os espaços florestais naturais

As Nações Unidas deliberaram, numa Resolução de novembro de 2012, que o dia 21 de março de cada ano seja celebrado, desde 2013, como o Dia Internacional das Florestas.

Esta decisão de aliar o Dia da Árvore ao Dia Internacional das Florestas, que teve como ponto de partida os sucessos alcançados com o Ano Internacional das Florestas 2011, assume como objetivo principal garantir que as gerações futuras continuarão a beneficiar dos múltiplos serviços e produtos que devemos a todos os tipos de florestas, defendendo para tal um incessante empenho na gestão sustentável das florestas, em paralelo com um continuado esforço de conservação e ordenamento dos espaços florestais naturais.

Viana do Castelo promoveu plantação de 3500 árvores autóctones neste Dia da Árvores

Para assinalar o Dia da Árvore, o Município de Viana do Castelo promoveu também a plantação de 3.500 carvalhos e pinheiros numa área de três hectares em Vilar de Murteda, numa atividade que contou com cerca de uma centena de estudantes, entre alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, Escola Básica Pintor José de Brito e centro de formação Despertar.

Estratégia Municipal para a Conservação da Natureza prevê plantação de 115 mil árvores

Recorde-se que a Câmara Municipal de Viana do Castelo, no âmbito da sua Agenda do Ambiente e da Biodiversidade para o quadriénio 2017-2021 tem em curso a Estratégia Municipal para a Conservação da Natureza, tendo planeada a plantação de 115 mil árvores autóctones nas Áreas de Reabilitação Ecológica (áreas classificadas e ardidas), numa área total estimada de intervenção de 100 hectares. As espécies a plantar são, entre outras, o freixo, o carvalho, o sobreiro e o pinheiro, que vão substituir infestantes e recuperar áreas ardidas. Nas inúmeras ações previstas serão envolvidas associações, comunidades educativas, empresas e comunidade em geral.

**

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho a Vila Nova está a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de MBWay, multibanco ou netbanking.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Deixe um comentário