5 a 14/4 Vila Nova de Famalicão
Música | Jazz na Caixa alinha Mário Laginha e Abe Rábade

Pub
Assistir a um concerto de jazz, num ambiente intimista e descontraído, com o público a partilhar o palco com os músicos, a ouvir um bom som e a saborear um champanhe, esta é a proposta do Jazz na Caixa, um ciclo de concertos que de 5 a 14 de abril leva até Joane, em Vila Nova de Famalicão, nomes que dispensam apresentações, como Mário Laginha e Abe Rábade, um dos mais importantes pianistas espanhóis da atualidade, entre outros.
A iniciativa, que vai já na sua terceira edição, é um dos muitos eventos promovidos anualmente pela Associação Luso-Galaica para a Promoção do Jazz – Eixo do Jazz, que se instalou no concelho famalicense em 2017 com o objetivo de desmistificar a ideia generalizada de que o Jazz é para elites.
Jazz para todos
Até agora, explica Cristina Marvão, dirigente da Associação, o objetivo da associação parece estar a ser cumprido. “O público é difícil de se conquistar, mas o Jazz, como qualquer outra música e como qualquer outra arte, tem de ser mostrado às pessoas passo a passo. Não é obrigatório que toda a gente goste de todo o tipo de jazz, mas com os eventos que temos vindo a promover aqui em Famalicão estamos a conquistar público e a aproximar as pessoas do Jazz”, disse.
Famalicão, concelho cultural
O assentar de mais uma associação em Famalicão é motivo de satisfação e de orgulho para o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, que na apresentação do Festival, no âmbito do Roteiro pela Inovação, afirmou ser este “um sinal claro” de que o concelho está com políticas públicas atrativas. “Já mostramos que somos um concelho recetivo a novas áreas e que sabemos abraçar novas propostas. Quando tantas apostas do ponto de vista cultural estão a ser feitas no nosso concelho é sinal de que os seus autores sabem que aqui têm todas as condições necessárias para que os seus projetos possam ser bem-sucedidos”, disse Paulo Cunha.
O edil elogiou ainda “o trabalho multifacetado” da Associação Teatro Construção (ATC), parceira do Eixo do Jazz na organização do Jazz na Caixa. “O ATC é um exemplo daquilo que uma associação pode ser, para além daquilo que já é. As associações podem também estar disponíveis para que outros projetos possam ser bem-sucedidos”, referiu.
Programação
Quanto à programação do Jazz na Caixa 2019, o primeiro fim-de-semana, de 5 a 7 de abril, será preenchido com três concertos de piano a solo, em que o público partilha o palco com três dos melhores pianistas da atualidade. São eles: Abe Rábade, no dia 5, Mário Laginha, no dia 6, e João Paulo Esteves da Silva, no dia 7.
Ao longo da semana estão programados dois workshops, um de introdução ao Jazz para jovens estudantes de música, dos 8 aos 14 anos, e um outro, intitulado “Jazz com Arco”, que convida jovens músicos de conservatório a experienciarem a improvisação do Jazz moderno. O resultado deste último workshop terá interpretação ao vivo no dia 13 de abril, sábado, com a presença de dois músicos convidados – Hugo Correia (contrabaixo e violoncelo) e Manuel Maio (violino).
O Jazz na Caixa termina no domingo, dia 14. O último concerto da iniciativa estará a cargo de um dos guitarristas portugueses mais virtuosos da atualidade – Bruno Santos (da dupla Mano a Mano), que em Famalicão irá partilhar o palco com Rita Redshoes.
O local dos diversos espetáculos, tal como em anos anteriores, será o auditório da Associação Teatro Construção (ATC), em Joane, Famalicão.
Os bilhetes têm o preço de 8 euros para o público geral; de 6 euros para os associados do Eixo do Jazz e ATC e de 4 euros para os portadores do Cartão Jovem. Para menores de 14 anos a entrada é gratuita.
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.
MB Way: 919983404
Netbanking ou Multibanco:
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
*
Pub
About Author
Related Articles

Revelar universos onde a surpresa e o espanto se ancoram nos anseios da sociedade contemporânea
Artes Plásticas | Paula Rego e ‘O Grito da Imaginação’ habitam Serralves

Grupo informal recolhe e distribui cerca de 3.000 refeições em 2 meses
Solidariedade | Juntos em V. N. de Famalicão contra Covid-19 lança mais uma campanha de recolha de géneros alimentares

Em geral, consideramos a independência do Brasil em relação a Portugal como um facto consumado. E se a união política entre Portugal e o Brasil se tivesse mantido uma constante? E se a união política entre Portugal e o Brasil se tivesse mantido uma constante?
História Contrafactual | A união dos dois hemisférios
Write a Comment
Only registered users can comment.