8 a 31/3 Barcelos

Teatro | Festiba celebra a festa do Teatro ao longo de todo o mês de março em Barcelos

Teatro | Festiba celebra a festa do Teatro ao longo de todo o mês de março em Barcelos

Pub

 

 

 

Ao longo de todo o mês de março, o teatro está em destaque no Theatro Gil Vicente, com o FESTIBA – Festival Internacional de Teatro de Barcelos. O FESTIBA – Festival Internacional de Teatro de Barcelos é uma iniciativa d’ A Capoeira – Companhia de Teatro de Barcelos em colaboração com o respetivo Município e rege-se não só pela participação de grupos internacionais, mas também pela apresentação de dramaturgias estrangeiras, deixando sempre espaço para o que é português.

 

 

A linha de programação está pensada para o público, com o intuito de promover o interesse pelo teatro nas suas mais diversas variantes e promover a abertura a linguagens e culturas teatrais diversas.

A programação do Theatro Gil Vicente iniciou-se já com um espetáculo destinado a assinalar o Dia Internacional da Mulher e abrir as honras do FESTIBA, na passada sexta-feira, 8 de março. O Teatro das Beiras apresentou a peça Donna Sala, com encenação de Luís Vicente e interpretação de Antónia Terrinha.

No dia 16 de março, às 21h30, será a vez d’ A Capoeira – Companhia de Teatro de Barcelos levar ao palco a peça Menina Júlia. No dia 17, a Associação – No Encalço das Ideias promete divertir com a peça Eu sou o meu avô, um espetáculo em que os espectadores participam ativamente na peça. No dia 23, pelas 21h30, a Companhia de Teatro de Braga estará presente com um texto pertencente ao realismo alemão com o Concerto “à la carte” de Franz Xaver Kroetz.

Nos dias 10, 24 e 27, o teatro é dedicado aos mais pequenos, às 16h00 e 21h30, respetivamente. Ontem mesmo, dia 10, às 16h00, o teatro já recebeu a recebeu a peça, que irá repetir a apresentação, Bzzzoira Moira pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora. Trata-se de um espetáculo com marionetas inspirado num conto popular do norte do país, com seres fantásticos.

Nos dias 24 e 27, A Capoeira- Companhia de Teatro de Barcelos está de volta para a estreia da peça Pinóquio, o tradicional conto italiano do menino de madeira, representado com marionetas. No dia 27, dia em que se comemora o Dia Internacional do Teatro, A Capoeira sobe também ao palco um divertido e fantasioso espetáculo de Nikolai Gogol, O Nariz.

No dia 29, pelas 21h30, o agrupamento italiano Teatro Fuori Rotta apresenta um grande sucesso de teatro contemporâneo: a peça Novecento, de Alessandro Barrico.

Para encerrar o FESTIBA, no dia 31, às 16hh00, será apresentada a peça Pão Nosso, vigésimo trabalho do Teatro de Balugas de Barcelos, espetáculo vencedor do Festival de Teatro Popular de Barcelos 2018 que promete trazer a palco o ciclo do pão através de memórias, cantigas e ofícios.

As entradas no FESTIBA são gratuitas, pelo que deverá proceder à reserva dos ingressos com antecedência.

 

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983404

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Agenda, Cultura

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.