11 a 16/3 Vila Nova de Famalicão

Ler | ‘Semana da Leitura’ famalicense oferece três dezenas de atividades a miúdos e graúdos

Ler | ‘Semana da Leitura’ famalicense oferece três dezenas de atividades a miúdos e graúdos

Pub

 

 

 

É já durante a próxima semana, de 11 a 16 de março, que a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco de Vila Nova de Famalicão organiza mais uma edição da Semana da Leitura das Bibliotecas de Famalicão, com a realização de cerca de três dezenas de atividades para todos os públicos.

 

 

Trata-se da décima edição desta iniciativa que tem como principal objetivo despertar as comunidades para a importância do livro e da leitura para o desenvolvimento do ser humano, criando novos leitores e fomentando o hábito da leitura.

Feiras do livro, encontros com escritores, oficinas, apresentações de livros, dramatizações e leituras criativas são algumas das atividades propostas.

Assim, e já no próximo dia 11 de março, pelas 15h00, terá lugar na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco a sessão de abertura da 10.ª Semana da Leitura das Bibliotecas de Vila Nova de Famalicão, que contará com a presença do Vereador da Educação e Conhecimento, Leonel Rocha; do Coordenador Interconcelhio das Bibliotecas Escolares, António Pires, e da Autora do projeto editorial “(Re)contando – Histórias da Lusofonia”, Carla Monteiro, especialmente convidada para ser a “madrinha” da edição deste ano.

O projeto editorial “(Re)contando – Histórias da Lusofonia” tem como objetivo a promoção da palavra oral e escrita e a divulgação da diversidade cultural da Lusofonia. Em espirito cooperativo e solidário, este projeto tem como veículo de informação o (re)conto e a ilustração, permitindo aos autores a livre expressão literária e plástica dentro do tema “histórias da lusofonia”.

Do programa cultural da Semana da Leitura destaca-se, a atividade Famalicão a LER, uma iniciativa de cariz simbólico mas que se pretende significativa, a realizar no dia 14 de março, pelas 10h15, e que se assume como o evento concelhio que envolve, em simultâneo, escolas, instituições, autarquia e rádios locais, entre outras organizações. O que se pretende com a iniciativa Famalicão a LER é que durante 15 minutos todos os famalicenses possam interromper os seus afazeres para usufruir de breves momentos de leitura, seja ela de um livro, de um jornal ou de uma revista. O particular envolvimento das rádios locais, nomeadamente a Rádio Cidade Hoje e a Rádio Digital, permitirá ampliar o objetivo proposto, transportando a leitura para o domínio público e coletivo e potenciando, ainda mais, a promoção do livro e da leitura.

A destacar ainda do programa da Semana da Leitura famalicense estão previstos encontros com os escritores Agostinho Fernandes, Carla Garrido, Carmen Santana e Teresa Azevedo, mais uma sessão informativa de Pais IN/Formados com o tema “Birras: o meu filho desafia-me, e agora?”, a sessão “Contos na pele”, dinamizada pela fisioterapeuta Cecília Pinheiro, e a apresentação do livro “A aventura do leão teimoso”, de José Francisco Rica.

 

Fonte: Município de Famalicão

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983404

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Agenda, Cultura

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.