28/2 e seguintes, Vila Nova de Famalicão
Gastronomia | ‘Dias à Mesa’ abrem com Cozido à Portuguesa e muita folia em Domingo Gordo de Carnaval

Pub
O Carnaval está à porta e com ele chega também o chamado Domingo Gordo, dia de mesa farta, com o Cozido à Portuguesa a assumir especial destaque. Os excessos da carne refletem-se também na folia do entrudo, e em Vila Nova de Famalicão, o concelho tira o máximo partido desta conjugação de tradições com o arranque da iniciativa gastronómica “Dias à Mesa” dedicada ao Cozido à Portuguesa. No próximo domingo, a Gula não é pecado capital. Não deixe por isso de se deliciar com os prazeres da carne antes do tempo de Quaresma.
A tradição é antiga e resultava da matança do porco realizada por altura do Natal em que as carnes mais gordas, logo mais saborosas, eram cuidadosamente guardadas e salgadas pelas famílias para serem saboreadas por esta altura.
É já amanhã, quinta-feira, pelas 14h30, que abre na Praça D. Maria II, o Mercado dos Fornecedores, com a participação de mais de dez expositores com produtos locais, dos enchidos, aos queijos, vinhos verdes e outros prazeres gastronómicos. Segue-se pelas 15h30 a apresentação pública da Estratégia de Desenvolvimento Famalicão Turismo 2020.
Entretanto até domingo, dia 3, catorze restaurantes do concelho irão promover o Cozido à Portuguesa como prato principal. No domingo, pelas 14h30, haverá ainda animação de rua proporcionada pela Associação de Tocadores e Cantadores ao Desafio Famalicense.
Segundo o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, os ‘Dias à Mesa’ são “um novo projeto turístico com dimensão horizontal, que junta a gastronomia com outros atrativos, chamando até Vila Nova de Famalicão mais visitantes e com maior permanência”.
Ao todo, serão oito fins-de-semana gastronómicos que conjugam os melhores paladares com uma agenda cultural e desportiva animada, proporcionando aos visitantes uma experiência completa dos sentidos, com sabores únicos e muitos divertimentos.
Para o autarca, o objetivo é “fazer desta iniciativa uma atividade permanente e não ocasional. Não queremos que seja uma atividade do inverno ou do verão, queremos que seja do ano inteiro.”
A iniciativa conta com a adesão de mais de três dezenas de restaurantes, mais de uma dezena de estabelecimentos e alojamento turístico e um conjunto de produtores e fornecedores locais.
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é uma publicação gratuita para os leitores e sempre será.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de MBWay, Multibanco ou netbanking.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
*
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados

Workshops com artesãos continuam em destaque
Verão | Mostra de Artesanato e Cerâmica de Barcelos decorre até 15 de agosto

Em simultâneo acontecem a Mini-maratona e a Caminhada na distância de 7 km sem fins competitivos
Meia Maratona de Famalicão põe à prova 5.000 atletas

Município desafia população a produzir mensagens sobre vontade de voltar a sentir a liberdade
25 de Abril | Guimarães respira ‘Abril com Cantigas do Maio’

Para lá dos percursos temáticos, cidade também disponibiliza passeios de jipe ou a cavalo aos veraneantes
Casas inteiras e meias-casas e Miradouros marcam o verão em Caminha
Comente este artigo
Only registered users can comment.