‘Paladário’, de Liliana Duarte, apresenta sabores da memória no Cor de Tangerina em Guimarães

‘Paladário’, de Liliana Duarte, apresenta sabores da memória no Cor de Tangerina em Guimarães

Pub

 

 

Do alecrim ao calondro, passando pelo milho e pela nêspera, “Paladário” é uma publicação da Casa da Memória de Guimarães que reúne os produtos que preenchem a memória gastronómica dos vimaranenses. O lançamento do livro será o mote para o Guia de Visita de março, pela mão da autora, Liliana Duarte, educadora social e responsável pelo restaurante Cor de Tangerina.

No primeiro sábado de cada mês, a exposição permanente da Casa da Memória de Guimarães muda. Ou melhor: tudo fica no mesmo lugar, mas há um novo olhar, o de cada convidado do Guia de Visita, a apontar o caminho dos visitantes. No próximo dia 2 março, às 17h00, Liliana Duarte é a protagonista desta visita orientada, na mesma altura em que é lançado o livro “Paladário”, da sua autoria, uma publicação editada pela Casa da Memória.

O paladar, em conjunto com os demais sentidos, é um dos recursos da memória, enquanto faculdade biológica, que nos assiste na relação com o que nos rodeia. Um dos objetivos da Casa da Memória de Guimarães é que o seu programa seja capaz de estimular novas leituras e abordagens à construção da memória do território e das pessoas que o habitam. Isto só pode ser concretizado se o trabalho for desenvolvido com as comunidades locais, através do seu envolvimento e da sua participação ativa em processos de recolha, registo e mediação.

Segundo Catarina Pereira, Diretora da Casa da Memória “Liliana Duarte trouxe-nos histórias estimuladas pela memória sensitiva, registou alimentos em uso, resgatou os que o tempo foi diluindo na memória individual e coletiva, e deu-lhes forma neste seu Paladário”. Com esta publicação, a Casa da Memória procura contribuir para um melhor conhecimento do património alimentar de Guimarães, acreditando que o conteúdo que agora se divulga possa influenciar novos hábitos gastronómicos na vivência contemporânea.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão

Imagens: DR

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.