Esposende

Consumo | ‘Mercado E-Cool’ promove desenvolvimento sustentável em Esposende

Consumo | ‘Mercado E-Cool’ promove desenvolvimento sustentável em Esposende

 

 

 

O Município de Esposende pretende dar uma nova vida ao Mercado Municipal incentivando comerciantes e consumidores a um novo registo. Deu, por isso, no passado sábado, dia 16 de fevereiro, início ao projeto “Mercado E-Cool”, com uma ação de sensibilização dirigida a a uns e a outros.

 

 

Esta ação de sensibilização pretendeu incitar a adesão dos comerciantes e clientes ao projeto incentivando-os a aderirem a  boas práticas ambientais, de forma a promover a economia circular, o combate ao desperdício alimentar, a desplastificação da economia e, por conseguinte, uma melhor qualidade e responsabilidade social.

De forma a envolver os mais pequenos neste projeto, o Município de Esposende promoveu uma animação com duas mascotes de educação ambiental, o Caça-Sujões, responsável pela temática dos resíduos, e a Maria-Repolha, que se encontra ligada à temática das boas práticas agrícolas.

 

No próximo sábado, dia 23 de fevereiro, irá decorrer uma nova ação de sensibilização no Mercado Municipal, que contará já com a distribuição de meios de acondicionamento e transporte de produtos, nomeadamente sacos recicláveis e carrinhos de transporte de compras, de forma a reduzir o uso das embalagens descartáveis e de plásticos, promovendo assim um menor custo ao nível ambiental e económico.

O projeto “Mercado E-Cool” enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da ONU, designadamente no que se refere aos ODS 1 – Erradicar a Pobreza, 2 – Erradicar a Fome, 8 – Trabalho digno e crescimento económico, 10 – Reduzir as desigualdades, 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, 12 – Produção e Consumo Sustentáveis, 13 – Ação Climática, 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes e 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos.

 

Fonte: Município de Esposende

 

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983404

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Política, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.