1 a 5/3 Vila Nova de Famalicão

Brincar | Cinco dias para foliar no Carnaval de Famalicão

Brincar | Cinco dias para foliar no Carnaval de Famalicão

Pub

 

 

 

Não há noite de Carnaval como a de Vila Nova de Famalicão. A sua fama já atravessou as fronteiras e chega cada vez mais longe. Por isso, não é de estranhar que, de ano para ano, sejam cada vez mais os foliões que escolhem a cidade para se divertirem e darem largas à imaginação.

 

 

A noite de segunda para terça-feira de Carnaval é o ponto alto da folia, mas a festa arranca três dias antes, na sexta-feira, 1 de março, com as crianças das escolas do concelho a desfilar pelas ruas da cidade, a partir das 14h30, num cortejo infantil com mais de 30 anos de tradição, carregado de cor, criatividade e muita alegria.

No sábadoBaile de Máscaras em Delães, a partir das 20h00, e no domingo, a folia atravessa todo o concelho. Enquanto no Parque da Devesa, as famílias participam no workshop “eco-máscaras” a partir das 15h00, em Arnoso Santa Eulália mostra-se as máscaras no 35.º desfile de Carnaval da freguesia. Em Riba de Ave, festeja-se com o V Circuito de foliões a percorrer a vila, e em Ribeirão sai às ruas o 15.º desfile de Carnaval. Todas as iniciativas arrancam pelas 14h30.

Na segunda-feira de Carnaval a cidade agita-se a partir das 14h00, com os seniores a mostrarem o que valem no Pavilhão Municipal. Alegria, convívio, boa-disposição e muita brincadeira marcam habitualmente o Carnaval sénior.

À noite, o programa já é sobejamente conhecido. Sem hora, nem lugar marcado, mas com a garantia que a festa será de arromba. A animação fica a cargo dos milhares de foliões que serão acompanhados pela banda Famashow. Destaque ainda para o Desfile e Concurso de Mascarados, a partir das 22h30.

No dia de Carnaval, 5 de março, há desfile de mascarados em Delães e em Fradelos. A encerrar as festividades, à noite entre as 22h00 e as 24h00, realiza-se a já tradicional Queima dos Galheiros, em vários locais da freguesia de Fradelos. A tradição – que consiste em amontoar numa fogueira os restos das sementeiras, os galhos velhos das árvores e o silvado, colocando no topo um boneco a quem se chama entrudo e pegando-se fogo – assinala, assim, o final das festividades carnavalescas e o início da quaresma pascal.

A contribuir para todo o ambiente de folia carnavalesca, decorre paralelamente o V Concurso de Montras de Carnaval em várias freguesias do concelho. Este ano, há ainda uma novidade gastronómica a acompanhar os festejos, trata-se da iniciativa Dias à Mesa, que durante o Carnaval irá promover o Cozido à Portuguesa, em vários restaurantes do concelho.

A organização global do evento é, hoje em dia, da responsabilidade do Município de Famalicão.

 

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983404

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Agenda, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.