2/2 a 31/12 Barcelos

Artesanato | Museu de Olaria de Barcelos dedica 2019 aos Mistério

Artesanato | Museu de Olaria de Barcelos dedica 2019 aos Mistério

 

 

 

O Museu de Olaria de Barcelos abre o ano de 2019 com uma exposição dedicada ao figurado da Família Mistério, dando continuidade ao ciclo de exposições sobre as famílias barristas mais emblemáticas da região oleira de Barcelos.

 

 

A história da família Mistério, na arte do figurado, começa no início dos anos vinte do século passado com Domingos Gonçalves Lima, “Mistério” de alcunha, cuja projeção se deveu, sobretudo, à ironia e irreverência criativa características das suas peças. Mistério era um barrista muito criativo e a sua esposa, Virgínia Coelho Esteves, uma das mais importantes pintoras do figurado barcelense, ajudava-o com a pintura das suas criações.

Com uma numerosa família de doze filhos, toda a prole passou parte da infância e juventude na oficina da família a trabalhar no barro. Se por um lado os rapazes se dedicavam mais ao forno e à modelação, às raparigas cabia a tarefa da pintura. Entre os doze, acabariam por ficar os filhos Manuel e Francisco, que continuam ainda hoje a contribuir para o engrandecimento do artesanato barcelense, tentando preservar o legado dos pais, mas procurando também arriscar as suas próprias criações.

Nesta exposição, que decorre entre 2 de fevereiro e 31 de dezembro de 2019, poderão encontrar-se cristos, santos, diabos, monstros, desfolhadas, carros de bois, pombais, músicos, apitos, galos, entre outras peças de uma das famílias mais emblemáticas do figurado barcelense, a Família Mistério.

O Museu de Olaria está aberto de terça a sexta-feira, das 10h às 17h30, e aos sábados, domingos e feriados das 10h às 12h30 e das 14h às 17h30. A entrada é gratuita.

 

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983404

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Agenda, Arte, Cultura

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.