A Vital Marques Rodrigues, sociedade têxtil de Guardizela, em Guimarães, com mais de 100 anos de experiência nos mercados de fiação e tecelagem, está agora pronta a melhorar a saúde e conforto de quem sofre de mobilidade reduzida, doenças crónicas ou terminais. Esse é o resultado de dois anos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico da Fibrenamics em parceria com a empresa que resultaram num produto inovador, o colchão Sense Bed.
Inovação | Vital Tecidos e Fibrenamics desenvolvem tecnologia de son(h)o para quem está acamado

Pub
Após investigação realizada em pareceria com a unidade tecnológica da Universidade do Minho, a Fibrenamics, a empresa lançou o Sense Bed. Desta parceria resultou uma gama de quatro produtos, encontrando-se dois deles, neste momento, em fase de patenteamento para a área da saúde e bem-estar.
O Sense Bed possui uma superfície biomimética de prevenção de escaras que melhora a distribuição do peso da pessoa no colchão. Este produto tem excelentes propriedades estruturais, que o torna 20% mais confortável que o atualmente existente no mercado. Uma outra característica do Sense Bed é o sistema flexível de aquecimento incorporado que, através de uma estrutura fibrosa condutora, permite obter o controlo térmico do paciente acamado. As suas fibras condutoras incorporadas em poliéster permitem dissipar energia na forma de calor permitindo regular a temperatura de acordo com a preferência do utilizador. Para além disso, este inovador tecido possui ainda um sistema de monitorização de intensidade de pressão, mediante mapeamento, para auxiliar os cuidadores de acamados a prevenir o aparecimento de escaras pela exposição prolongada a pressão local de risco.
Estes três produtos funcionam de forma isolada podendo, no entanto, atuar de forma integrada dando origem a um quarto produto com todas estas funcionalidades.
A gama de produtos Sense Bed foi desenvolvida pela Fibrenamics a partir de materiais e estruturas fibrosos que atuam como sensores, proporcionando conforto e auxílio na identificação de riscos para a saúde dos seus utilizadores, como é o caso das úlceras de pressão.
Além de inteligentes, estes novos têxteis são também facilmente incorporados em colchões ou como capas para os mesmos.
O projeto Sense Bed – Substratos têxteis inteligentes para monitorização e conforto térmico de acamados foi cofinanciado pelo programa Portugal 2020.
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é generalista, independente, plural e gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede. Só um jornalismo forte pode garantir qualidade no serviço oferecido aos leitores.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu contributo, ainda que simbólico, sob a forma de donativo.
MB Way: 919983484
Multibanco ou netbanking:
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
*
Pub
About Author
Related Articles

‘Há Cultura’ pretende gerar agenda cultural periódica descentralizada no concelho de Famalicão
Comunidade | ‘Aldeias em Festa’ reúne comunidade em espetáculo inédito na Fundação Castro Alves

Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro: a mudança no presente
Empreender | ‘Thought for Food’: uma inspiração para o futuro da agricultura e da alimentação

Proprietários de cães e gatos podem beneficiar de apoios mediante candidatura
Animalia | Esposende promove esterilização de animais de companhia

Barcelos
Ambiente | Amigos da Montanha inauguram EARTH, o novo e ansiado centro interpretativo e de educação ambiental
Write a Comment
Only registered users can comment.