Vila Nova de Famalicão

Ensino | Gerações cria Centro de Inovação para a Educação de Infância

Ensino | Gerações cria Centro de Inovação para a Educação de Infância

 

 

 

Em dezembro de 2018, o “Centro de Inovação para a Educação de Infância (CIEI)”, da Associação Gerações, de Vila Nova de Famalicão, dinamizado pela Diretora Técnica e Pedagógica da instituição, Daniela Silva, e pela Educadora de Infância Ana Rita Barroso, duas profissionais com provas dadas na educação de infância, começou a funcionar. Para além destas duas técnicas, o novo “Centro” da Gerações vai abrir-se a outros colaboradores da mesma área, tornando-se um espaço de aprendizagem de novas técnicas e competências, de reflexão e de troca de experiências numa área tão importante e sensível como esta.

 

 

Nessa altura, em sessão que teve lugar na sede da Associação Gerações, debateu-se a abordagem do modelo de ensino de Reggio Emilia, numa perspetiva reflexiva e transformadora das atuais práticas educativas e pedagógicas. Depois da sessão inaugural, em Vila Nova de Famalicão, também já se realizou em Braga o workshop “Diálogos com Reggio Emília: princípios e práticas”.

O trabalho do CIEI da Associação Gerações vai estender-se, numa primeira fase, a outros concelhos do Distrito de Braga, havendo já convites nesse sentido, alargando-se progressivamente a outros concelhos da Região Norte e do País.

Entretanto, estão já programadas diversas ações a realizar entre janeiro e maio de 2019.

Desde já, em 12 de janeiro, tem lugar na Gerações a iniciativa “Ser educador em creche: princípios e práticas”, na qual se vai debater os princípios subjacentes ao trabalho do educador de infância e creche, nomeadamente na definição de prioridades e de intencionalidades educativas, contando sempre com uma forte partilha de práticas.

Ainda no decorrer deste mês de janeiro, realizar-se-á em Braga novo workshop. Desta feita, o trabalho prático incidirá sobre a “Documentação pedagógica: uma proposta para tornar visível a ação pedagógica”. Aí serão abordadas algumas propostas e perspetivas sobre a documentação pedagógica, dando especial destaque aos portefólios e registos individuais da criança. A documentação pedagógica permite aos educadores olhar a criança e a sua ação de uma forma muito particular, para além de que possibilita aos profissionais uma oportunidade para tornar visível, reconhecer e valorizar a sua ação pedagógica.

Seguem-se, com realização em Braga e na Gerações, em Vila Nova de Famalicão, mais um conjunto de workshops sobre temas atuais da Educação de Infância, com destaque para os seguintes: “Da sala para a comunidade: práticas de envolvimento”, “Descobrindo Emmi Pikler e a pedagogia do detalhe” e “Pedagogia de Reggio Emilia: à descoberta das 100 linguagens”, momentos que irão certamente proporcionar a todos os participantes relevantes momentos de reflexão e análise. Neste momento, o CIEI equaciona a possível realização de alguns destes workshops em Aveiro e Lisboa.

Embora ainda sem datas definidas no horizonte, Mário Martins, o presidente da instituição, revela a sua ambição: “A Associação Gerações não esconde o desejo de internacionalizar estas ações e este projeto, trazendo a Vila Nova de Famalicão especialistas em educação de infância de outros países e levando ela própria a outros países um conjunto de boas práticas pedagógicas já enraizadas na instituição”.

Criada em 1999, a Associação Gerações é uma Instituição Particular de Solidariedade Social. Pelo alargamento e expansão a novas dinâmicas e respostas sociais, através da adaptação e personalização da sua oferta, aposta na diferenciação dos serviços, sobretudo na área da educação e da solidariedade intergeracional, assente numa imagem de rigor e competência, com vista à excelência do trabalho desenvolvido.

 

Fonte: Gerações

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983404

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.