Famalicão em Transição promove Agricultura Biológica e seus princípios

Famalicão em Transição promove Agricultura Biológica e seus princípios

Pub

 

 

No seu programa de atividades para 2019, a a Associação Famalicão em Transição está a preparar, em parceria com o projeto “Horticultura Terapêutica” um conjunto de formações sobre agricultura biológica e outros modos de produção agrícola sustentável, denominado “AgriculturaBiológica e Natural” que decorrerão no Parque da Devesa. O início ocorre no próximo dia 13 de janeiro.

O objetivo é difundir formas de agricultura que promovem a preservação do meio ambiente, dos recursos naturais e incentivar uma alimentação mais limpa e livre de substâncias nefastas. Pretende-se que os participantes fiquem a conhecer e a saber conceitos e  técnicas agrícolas sustentáveis que não utilizam químicos prejudiciais para a saúde e para o ambiente, mas que recorrem a conhecimentos  científicos recentes aliados a saberes ancestrais.

As sessões serão mensais, umas mais teóricas (palestras) e outras mais práticas (workshops) e em locais diferentes, designadamente em Esmeriz, Requião, Seide, e Vila Nova de Famalicão.

A primeira sessão de um conjunto de formações sobre Agricultura Biológica e outras modos de produção agrícola sustentável (AgriculturaBiológica e Natural), cujos objetivos são promover a preservação do meio ambiente, dos recursos naturais e incentivar uma alimentação mais limpa e livre de substâncias nefastas ocorrerá no Parque da Devesa.

Nesta primeira sessão, vão ser abordados os princípios da Agricultura Biológica, e serão apresentados casos práticos, onde poderemos verificar o resultado da aplicação destes princípios. A este propósito, Manuela Araújo, dirigente da Famalicão, referiu que “dois dos princípios fundamentais da agricultura biológica são o respeito pela natureza e a estrita proibição de pesticidas ou adubos químicos de síntese; mas de modo algum se fica por aí”.

Será também apresentado o tema “A Agricultura Biológica no Mundo”. Neste complemento a esta formação será possível ver constatar a influência deste modo de produção num plano mais global.

Formação: Princípios da Agricultura Biológica

Início:  13 de janeiro  de 2019, Hora: 10h00 às 12h30

Local: Serviços Educativos do Parque da Devesa

Organização: Associação Famalicão em Transição

Facilitador: António Martins

Parceria: Horticultura Terapêutica

Apoio: Município de Vila Nova de Famalicão (Parque da Devesa)

Inscrições

Valor: 10 euros (sócios Famalicão em Transição: 8 euros)

Informações: [email protected]

Agricultura Biológica - famalicão em transição - vila nova de famalicão - agricultura - formação

A Famalicão em Transição é constituída por um grupo de cidadãos do concelho de Vila Nova de Famalicão e arredores, empenhados em contribuir ativamente para que a comunidade se torne  mais sustentável e resiliente. Com esse intuito os seus associados tentam adequar progressivamente os seus comportamentos no sentido de uma vida em sintonia com a natureza e a comunidade. Para além disso, é também objetivo da associação sensibilizar os conterrâneos para efetuarem o mesmo percurso. A Famalicão em Transição inspira-se nos princípios e metodologia da rede Transition Network.

 

Imagens: Famalicão em Transição

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983404

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.