Teatro | ‘Uma noite no futuro’, o fechar de um ciclo de Nuno Carinhas

Teatro | ‘Uma noite no futuro’, o fechar de um ciclo de Nuno Carinhas

Pub

 

 

Foi no dia 13 de dezembro, no Teatro Carlos Alberto, que estreou Uma noite no futuro, peça de teatro dirigida pelo encenador Nuno Carinhas que conjuga Gil Vicente e Samuel Becket. É a sua última peça enquanto diretor artístico do Teatro Nacional de S. João (TNSJ), mas Nuno Carinhas não ficará por aí. Terá, já no dia 5 de janeiro, a sua recriação de Otelo revisitada no palco do próprio TNSJ.

Nuno Carinhas, encenador, pintor, figurinista, cenógrafo, nasceu no ano de 1954 em Lisboa, tendo estudado pintura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Desde março de 2009, Nuno Carinhas tem desempenhado o papel de diretor artístico do TNSJ. Dos espetáculos que encenou para o TNSJ destacam-se: O Grande Teatro do Mundo, de Calderón de la Barca (1996); A Ilusão Cómica, de Corneille (1999); O Tio Vânia, de Tchékhov (2005); Antígona, de Sófocles (2010); Alma, de Gil Vicente (2012) e Ah, os dias felizes, de Samuel Beckett (2013). Ao longo da sua carreira encenou textos de autores como Tim Carlson, Jean Cocteau, Mário Cesariny e Luísa Costa Gomes, entre muitos outros.

No âmbito do cinema e da escrita, efetuou também uma breve incursão, no ano de 2000, tendo realizado a curta metragem Retrato em Fuga, e escreveu Uma casa contra o mundo, texto que foi mais tarde encenado por João Paulo Costa.

Além das atividades criativas, também lecionou na Escola Superior de Dança de Lisboa, na Escola Profissional das Artes e Ofícios do Espetáculo (Chapitô) e no Balleteatro Escola Profissional.

O fechar de um ciclo

Com Uma noite no futuro fecha-se um ciclo – vai deixar de ser diretor do TNSJ, mas o encenador garante que deixa o TNSJ com sentimento de “missão cumprida” [1]. Quando lhe perguntam qual foi a criação que considera mais marcante, responde “É difícil responder. Faço as coisas com tanto empenho que, depois, escolher entre filhos e enteados é complicado.” [2]

 

[1] Fonte: RTP: https://www.rtp.pt/noticias/cultura/nuno-carinhas-assina-ultima-producao-no-teatro-nacional-de-sao-joao_v1117507

[2] Fonte: Público: https://www.publico.pt/2018/12/14/culturaipsilon/noticia/nuno-carinhas-1854778

Imagem: TNSJ

 

**

*

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial) ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

*

Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

*

Gratos pela sua colaboração.

*

Pub

Categorias: Agenda, Cultura

Acerca do Autor

Rita Vidal

Rita Vidal, 21 anos, nasceu no Porto e vive até hoje a sua vida em Matosinhos, entre a cidade e o mar. Licenciou-se em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e desde muito cedo se encantou pelos livros e pela poesia. Publicou o seu primeiro livro “poemas colhidos das árvores” em setembro de 2018.

Comente este artigo

Only registered users can comment.