Trofa

Juventude | Inclusão e Artes Cénicas vencem OPJ da Trofa

Juventude | Inclusão e Artes Cénicas vencem OPJ da Trofa

Pub

 

 

 

Acesso +‘ e ‘Artes de Palco‘ levaram de vencida o Orçamento Participativo Jovem da Trofa de 2018. A conclusão de mais um ciclo OPJ trofense aconteceu no passado sábado, 8 de dezembro, no Fórum Trofa XXI,  depois da realização da 8ª Assembleia Municipal Jovem.

 

 

A concurso estavam 25 mil euros, sendo 7500 para os projetos escolares e 17500 euros para os projetos concelhios. Depois de apresentados e apreciados os vários projetos, foram os jovens que votaram nos projetos que consideraram mais pertinentes.

Depois dos votos contados, foram eleitos como projetos OPJ a concretizar em 2019, o projeto ‘Acesso+‘ (concelhio) que vai investir 17500 euros, obtendo 195 votos e “Artes de Palco” – Escola Secundária da Trofa (escolar), que vai investir 7500 euros e que obteve 182 votos.

  •  Acesso + : Vencedor OPJ 2018 – Projeto Concelhio

Este projeto visa promover maior segurança na passagem nas passadeiras, principalmente para as pessoas com deficiência visual ou baixa visão e melhorar a qualidade de vida da população. Vai concretizar-se na instalação de quatro sistemas de passadeira segura – crossflash.

  • Artes de Palco : Vencedor OPJ 2018 – Projeto Escolar

Este projeto visa a aquisição de um palco e equipamentos de som e luz necessários para o desenvolvimento dos Estúdios de Artes de teatro, dança e música/canto da Escola Secundária da Trofa.

Foram apresentados 10 projetos a esta edição do OPJ. Depois de avaliados pelo GATOP – Grupo de Trabalho do Orçamento Participativo Jovem, foram validados cinco projetos.

Além dos projetos vencedores, foram ainda apresentados os projetos escolares “A nossa escola ainda melhor” que obteve 177 votos e “Os Giestinhas a brincar” que alcançaram 151 votos e ainda o projeto concelhio “Trofa Tour”, que obteve 185 votos.

Ao promover o Orçamento Participativo Jovem, a Câmara Municipal da Trofa proporciona aos jovens locais, dos 10 aos 30 anos, a possibilidade de apresentarem as suas preocupações, de aprenderem a negociar, a debater, a articular, a formular opiniões, desenvolvendo o espírito crítico, contribuindo para a resolução dos problemas da sua terra, ao mesmo tempo que adquirem valores democráticos.

O exercício da cidadania exige envolvimento, participação e aprendizagem. Sendo o Orçamento Participativo Jovem da Trofa um símbolo da importância da participação dos cidadãos mais novos na sociedade democrática, a sua implementação responde a essa exigência.

Por isso, o Município levou a efeito, mais uma edição do Orçamento Participativo Jovem, que tem como missão contribuir para o exercício de uma intervenção informada, ativa e responsável dos jovens cidadãos nos processos de governação local, garantindo a participação individual, em contexto escolar e associativo.

 

Fonte: Município da Trofa

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver. 

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será. 

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983404

Netbanking Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

Pub

Categorias: Política, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.