VILA NOVA

Associativismo | Natal solidário na Gerações

Associativismo | Natal solidário na Gerações

Pub

 

 

 

À semelhança do que acontece em todos os anos, também este ano o Natal de 2018 será marcado, na Associação Gerações, por várias ações de solidariedade social que vão envolver as crianças, os jovens e os séniores que frequentam a instituição e todos os seus familiares e amigos.

 

 

O destaque vai para uma grande campanha que já está em curso de angariação e recolha de alimentos, roupas de cama e artigos de higiene que posteriormente serão entregues à “Refood – Núcleo de Famalicão” e à “Associação Dar-as-Mãos“, contribuindo modestamente para que estas instituições possam dar curso à sua missão e aos seus valores.

A “Refood” tem um trabalho muito meritório na distribuição de refeições a quem delas precisa e a Associação Dar as Mãos ajuda a viver melhor um grupo de pessoas que precisam quotidianamente de roupas e de artigos de higiene. Esta campanha está já a entusiasmar as crianças e as suas famílias, havendo uma grande recetividade a uma proposta que vai contribuir para a resolução de alguns problemas sociais que não podem deixar ninguém indiferente.

Por outro lado, e numa ação de caráter mais interno, a Associação Gerações organizou um sorteio para, no dia 14 de dezembro, sortear um cabaz de Natal oferecido pelos pais de uma criança que frequenta o Centro Educativo. Os resultados da venda das “bilhetes” têm como objetivo contribuir para a viagem de final de ano das crianças que frequentam o centro educativo.

Entretanto, realizou-se no passado dia 2 de dezembro o almoço de Natal da Associação Gerações. Para o restaurante Outeirinho, na Freguesia do Louro, convergiram as crianças, os pais, familiares, seniores que frequentam a instituição, colaboradoras e membros da direção para, juntos, viverem algumas horas, em que a música, a cultura e a solidariedade estiveram de mãos dadas.

Nestes tempos de Natal, é hábito oferecer presentes às pessoas mais próximas e amigas. A Gerações não é exceção, só que os presentes de Natal não são constituídos por bens materiais, com uma duração e utilidade temporal reduzidas. A instituição oferece às suas crianças, jovens, seniores e colaboradoras bens de outra dimensão que podem ser um espetáculo de circo, um concerto musical, uma peça de teatro e outros bem culturais que ficam a marcar o Natal, ficando por muitos anos como uma lembrança duradoura.

Neste ano, as crianças do berçário e da creche 1 assistiram, na Casa das Artes, à representação da peça “Orizuro”, o mesmo acontecendo com as crianças do pré – escolar 2. As crianças da creche 2 vão envolver-se numa sessão de yoga para crianças que vai acontecer na Associação Gerações e será dinamizada por um especialista nesta área. O pré – escolar 1 vai participar numa sessão do “Circo de Papel”, numa parceria que se desenvolveu entre os pais e as crianças e a Associação Gerações: a Instituição suportará metade dos custos dos bilhetes e as crianças e pais a outra metade, com o dinheiro que angariaram na venda de bolos e chã na instituição. As crianças que frequentam o centro educativo vão à Casa das Artes para assistirem ao musical “Alice”, no próximo dia 14 de Dezembro, pelas 21h30; será uma atividade marcante, uma vez que as crianças irão assistir a um espetáculo noturno, na companhia dos seus amigos, o que será, sem dúvida, entusiasmante.

As colaboradoras da Associação Gerações levaram consigo a sua família mais próxima ao almoço de Natal da Gerações e têm a oportunidade de levar os seus filhos aos espetáculos de Natal em que participam as crianças das diversas salas, de acordo com as suas preferências e adequação à faixa etária de cada um.

Desta forma tentámos que a quadra natalícia na Gerações seja cada vez mais solidária e voltada para as emoções, para a partilha de momentos memoráveis e para a cultura, em detrimento da crescente importância atribuída aos bens materiais e ao consumismo.

 

Fonte: Gerações

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver. 

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será. 

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede. Só o conseguiremos fazer com capacidade financeira.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.