Natal | ‘Guimarães, Cidade Natal’ nasce a 1 de dezembro

Natal | ‘Guimarães, Cidade Natal’ nasce a 1 de dezembro

Pub

 

 

 

Guimarães, Cidade Natal” pretende ser um conceito que abranja o Património e o Território, com especial enfoque na cidade, durante este período festivo, proporcionando momentos de convívio e celebração entre os vimaranenses e aqueles que visitam a cidade de Guimarães. A abertura oficial das celebrações natalícias em Guimaães ocorrerá no Mercado de Natal e está agendada para este sábado, 1 de dezembro, às 17h30, com a presença de Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães. O programa de atividades desenrola-se até 8 de janeiro.

 

 

O programa natalício vimaranense arranca este sábado, 1 de dezembro, com atividades a decorrer no “Mercado de Natal“, instalado no Jardim da Alameda de S. Dâmaso. Aqui abrir-se-á espaço para os mais jovens através de atividades destinadas ao público juvenil, com teatro, fantoches e marionetas, além da presença de um Comboio Infantil. Às 11h00 decorrerá uma peça de teatro infantil, pelos Funnytoches, sob o tema “A Magia dos Brinquedos”. A abertura oficial está agendada para as 17h30 e contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança. Segundo o próprio, o programa “envolve associações, entidades culturais, escolas e Juntas de Freguesia” nestas celebrações e foi pensado para os vimaranenses se sentirem bem em casa, conferindo uma maior identidade à cidade”.

Às 18h00 está programada a atuação do Conservatório de Guimarães, com Ensembles de Música de Câmara, no Coreto da Alameda de S. Dâmaso. Ao longo do dia é possível disfrutar da música ambiente, teatro itinerante, e ainda teatro no coreto.

Guimarães apresenta um programa extenso nesta quadra natalícia, através de um conceito abrangente, proporcionando momentos de convívio e celebração entre os vimaranenses e aqueles que visitam Guimarães. O programa de atividades desenrola-se entre o dia 1 de dezembro e 8 de janeiro, com Música Ambiente, Teatro Itinerante, Música e Teatro no coreto da Alameda de S. Dâmaso. A Música conquista o seu espaço com concertos protagonizados pelo Conservatório de Guimarães, Grupo Coral Infantil e Juvenil de Pevidém, Luca Argel e Mathilda. O Mercado de Natal contará com a participação de várias instituições de Guimarães, onde será possível apreciar o artesanato e produtos decorativos, têxteis, alimentação e bebidas, livros e artigos de papelaria, além de diversas atividades.

A ligação da Árvore de Natal e o primeiro espetáculo de som e luz, no Largo do Toural, realiza-se sexta-feira, 7 de dezembro.

No dia 11 de dezembro, através da Ação Social, decorrerá a Festa de Natal no Multiusos de Guimarães, destinada para as IPSSs e Projetos Sociais.

Nas celebrações do património material e classificado do Centro Histórico, que comemora o seu 17º aniversário de registo na lista da UNESCO, no Ano Europeu do Património Cultural, destacam-se várias atividades entre os dias 13 e 14 de dezembro, desde a entrega dos trabalhos elaborados pelas escolas no âmbito do projeto “A minha turma adota um monumento”, a inauguração da intervenção urbana “As Paragens onde o Tempo Habita”, a apresentação do Estudo Antropológico das Festas Nicolinas e ainda a vertente do desporto com a “Corrida do Património”, agendada para o dia 13 de dezembro, às 21h00.  numa iniciativa aberta à participação de todas as pessoas, sem caráter competitivo. O itinerário, com cerca 7 quilómetros de extensão, percorrerá algumas ruas e vielas do centro da cidade de Guimarães, com passagem pelo interior de monumentos e espaços públicos, como é o caso da Câmara Municipal de Guimarães, Museu de Alberto Sampaio e Castelo.

A partir do dia 15 de dezembro iniciam-se os Concertos de Natal em várias igrejas da cidade, bem como o 5º Festival Internacional de Guitarra de Guimarães, de 18 a 30 de dezembro.

Por último, a Passagem de Ano será vivida entre o Centro Histórico e a Plataforma das Artes e da Criatividade, através das atuações de Master Colection e Amazing Mapping Show (Largo da Oliveira e Praça de S. Tiago) e Galgo, Throes + The Shine e Xinobi (Plataforma das Artes) e o já habitual e icónico Concerto de Ano Novo, da Orquestra de Guimarães.

 

Mais do que um evento, “Guimarães, Cidade Natal” pretende ser um conceito que abranja o Património vimaranense e toda a vida do Concelho.

Programa Guimarães Cidade Natal

 

Fonte: Município de Guimarães

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver. 

A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será. 

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de multibanco ou netbanking.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

Pub

Categorias: Agenda, Sociedade

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.