Atletismo | Rosa Oliveira e EARO, uma atleta e uma escola com sucesso na sua história

Atletismo | Rosa Oliveira e EARO, uma atleta e uma escola com sucesso na sua história

 

 

 

Rosa Oliveira nasceu em 25 de julho de 1966, em Vila Nova de Famalicão. Pelos estudos mais recentes, que constatam que as pessoas que praticam desporto durante décadas acabam por manter o corpo mais jovem 25 anos, embora ainda tenha uma longa carreira pela frente como atleta veterana e treinadora, Rosa Oliveira é ainda uma jovem.

 

 

Rosa Oliveira iniciou “a prática do Atletismo com 10 anos”. Enquanto atleta, “o meu primeiro clube foi o Grupo Desportivo de Joane. Ingressei no G.D. de Joane pela mão do meu professor de Educação Física daquela altura, o professor David, que me incentivou a praticar este desporto”.

No início, “representei o G.D. de Joane durante 4 anos”. Rosa Oliveira recorda: “Lembro-me bem da primeira prova em que participei, o Grande Prémio de Atletismo do Lameirinho. Na classificação final, consegui logo um ficar em 2º lugar”.

De seguida, com 14 anos de idade, Rosa ingressou no F.C. do Porto. “Representei o Porto até aos 18 anos. Aí obteve o seu primeiro título nacional: “Fui Campeã Nacional de Juniores de Cross; era treinador  António Ascensão”.

Mas este, como atrás ficou dito, foi apenas o primeiro de entre muitos outros títulos que enchem Rosa de Oliveira de orgulho pelo seu passado de atleta. Daí, Rosa Oliveira transitou “para o S.C. Braga, clube em que competi durante 10 épocas consecutivas maravilhosas. Ganhei vários títulos nacionais e fui Campeã da Europa de Estrada e Cross por 7 vezes”. Durante esse tempo, Rosa participou também nos Campeonatos Ibero-Americanos, em Cuba, “onde ganhei duas Medalhas de Prata, nas provas de 1500 e 3000 m”. Nessa época, traria também para casa “uma Medalha de Bronze coletiva, referente ao 3º lugar obtido pelo clube no Campeonatos do Mundo de Meia Maratona, em Bruxelas.

Depois de tantos anos de sucesso, “transferi-me para o Maratona Clube de Portugal, clube onde estive 4 épocas e ainda ganhei títulos Europeus de Estrada e Cross”.

Após representar o Maratona, “fui para um clube estrangeiro, o New Balance, sendo a primeira atleta portuguesa a representar um clube estrangeiro. Nessa altura, Rosa continuou a obter excelentes resultados competitivos: “Fui Campeã Nacional de Espanha e Campeã da Europa de Cross, sendo a primeira vez que um Clube Espanhol se sagrou Campeão da Europa de Cross. Nesse período consegui mínimos Olímpicos na Maratona de Berlim com o tempo 2.31.08h. Infelizmente não participei nos Jogos Olímpicos por ter contraído uma lesão, uma periostite. Depois disso, “ingressei no Pasteleira conseguindo em 2º lugar no Campeonato Nacional de Estrada por Equipas”.

Regressei entretanto ao S.C. de Braga mais 3 épocas. sendo que no primeiro ano após o meu regresso ao Braga sagrei-me Campeã Nacional de Cross por Equipas. Saí do Braga e ingressei na Açoreana Seguros. Representei também a Associação Moinho de Vermoim.

Finalmente, declara Rosa Oliveira, “fundei a minha própria equipa, a Associação Escola de Atletismo Rosa Oliveira (EARO), tendo já conquistado vários títulos nacionais e internacionais. Entre os melhores resultados destaco os de “Campeã da Europa de Estrada e Campeã do Mundo de 10.000 m ao Ar Livre, na Finlândia.

Mas, após ter concluído a sua carreira como atleta profissional, Rosa Oliveira prossegue a sua vida ligada ao Atletismo. “A minha vida foi e continua ser dedicada ao atletismo, modalidade que amo muito e praticarei enquanto me sentir bem”.

Para além disso, é vê-la por aí, com os seus alunos, no Parque da Devesa, em Vila Nova de Famalicão e noutros lugares do concelho onde treina com a sua equipa ou nas provas de competição em que a EARO participa. “É um prazer agora divulgar o atletismo e tentar ensinar às crianças aquilo que aprendi enquanto atleta de alta competição”.

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver. 

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será. 

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede. 

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de multibanco ou netbanking.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.