Natal | De dezembro até aos Reis, Natal imperdível na Póvoa de Varzim

Natal | De dezembro até aos Reis, Natal imperdível na Póvoa de Varzim

Pub

 

 

 

A apenas um mês do Natal, as férias escolares estão quase-quase a chegar. Na Póvoa de Varzim, toda a magia irá ter início muito em breve, logo a 1 de dezembro com o evento “Feliz Natal Póvoa de Varzim!”. Como habitualmente, o Município preparou uma série de iniciativas que a cidade irá acolher durante este período festivo e que se prolongarão para lá do Ano Novo.

 

 

Assim sendo, está na altura de escolher quais não vai querer perder. A magia do Natal vai invadir a cidade e transportar crianças e adultos para um mundo de sonho e fantasia com espetáculos imperdíveis.

Nesse mesmo dia, às 22h00, no Cine-Teatro Garrett, arranca a programação na sala de espetáculos com o espetáculo “Do Alto da Ponte”, um texto de Arthur Miller interpretado por uma das maiores e mais prestigiadas companhias de teatro nacionais, Artistas Unidos.

Uma meia quantas meias são?” é o título do espetáculo infantil que o Garrett irá receber dia 2 de dezembro, às 10h00 e 11h30. O Tico estava ansioso com a chegada do Natal, até porque tinha pedido um Dinossauro daqueles com boca enorme e patas gigantes para as brincadeiras de menino.

No mesmo dia, às 15h30, há cinema para os mais novos – “Beatriz e Romeu”. À noite, pelas 21h30, será exibido o filme “Bel Canto”. Mais cinema no dia 20, com “Grinch” e dia 27 com “Força Ralph: Ralph Versus Internet”.

No dia 15 de dezembro, às 16h00 e às 21h30, será apresentado, no Garrett, “R.O.C.K. – O Som do Natal” um espetáculo com crianças para crianças. Este musical mostra-nos a importância da família aliada ao poder da música.

No dia 22 de dezembro, às 21h30, o Garrett será palco do Concerto de Gala da Banda Musical da Póvoa de Varzim. Os bilhetes custam 5€ e 3,50€ (sócios) e estão à venda no Garrett.

Quanto às iniciativas organizadas pela Escola de Música da Póvoa de Varzim são elas: As Escolas Cantam o Natal, dia 7 de Dezembro, às 21h30, no Pavilhão Municipal, e quatro Concertos de Natal (dia 13, na Igreja de S. José; dia 14, na Igreja Matriz; dia 21, na Igreja da Misericórdia; e dia 22, na Igreja de Balasar, todos às 21h30).

Naturalmente que a gastronomia não podia ser excluída da programação de Natal. Por isso, de 7 a 9 de dezembro, o Posto de Turismo da Póvoa de Varzim, em parceria com o Turismo do Porto e Norte de Portugal, ER, organiza a XI edição dos Fins de Semana Gastronómicos. São 22 os restaurantes aderentes: 31 de Janeiro; 3 Rapazes (Rates); Cantinho do Zé; Casa Cecília; Casa da Ramada; Churrascaria Ibérica; Costa; Di António; Estrela do Mar; Firmino; Jardim (Hotel Axis Vermar); Leonardo; Manjar dos Leitões; O Campino; O Franganito Garrett; O Marcelino; O Pátio; O Tacho; Petisqueira Barca; Veromar; Romero; Villa Mendo. Os consumidores do menu (Cambitos de Raia de entrada, Pescada à Poveira como prato principal e Rabanada à Poveira como sobremesa) terão direito a um copo de vinho da região e a entradas gratuitas no Museu Municipal.

No dia 8 de dezembro a Confraria dos Sabores Poveiros completa o seu 7º aniversário. E, como habitualmente, será realizada a Cerimónia de Insigniação – 7º Capítulo. O evento irá decorrer às 10h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

No dia 16, a partir das 16h00, será realizado o XXI Concurso Delícia de Rabanada no Posto de Turismo. A melhor iguaria será selecionada por um júri e à venda vão estar exemplares de todos os concorrentes. A verba angariada será entregue a uma instituição sorteada no próprio dia.

Já no Museu Municipal, de 6 21 de dezembro, será apresentada a peça de teatro “Cantigas ao Menino”, mediante marcação prévia, para grupos entre 25 e 70 pessoas. Trata-se de uma peça de teatro alusiva à época natalícia, que retrata a festa e Ceia de Natal Poveira, em que o público interage com os intervenientes do teatro, “Botando as Cantigas ao Menino” utilizando os tradicionais instrumentos musicais poveiros, como o reco-reco, tico-tico, os ferrinhos e as pinhas.

No dia 19 de dezembro, às 15h30, haverá uma representação desta peça, com a explicação e experimentação dos referidos instrumentos musicais, convidando-se os presentes a participar. A atividade é aberta ao público em geral, com entrada livre.

De 3 de dezembro a 4 de janeiro, o Arquivo Municipal vai realizar uma exposição de postais de Natal de casas comerciais da Póvoa de Varzim alusivos à época natalícia intitulada “Boas Festas do Comércio Tradicional”. Trata-se de uma forma de divulgar os tradicionais votos de boas festas por meio de postais ilustrados que hoje em dia, e fruto da divulgação massiva da internet, foram caindo em desuso.

No dia 11 de dezembro, pelas 18h30, o Arquivo Municipal terá um Workshop de Natal para o público adulto. A participação é gratuita mas é necessário inscrição.

No dia 21 de dezembro, às 21h30, irá realizar-se, no Arquivo Municipal, o lançamento do livro Os Reina do Norte, de José Pedro Arteiro Reina, um trabalho de investigação e pesquisa genealógica sobre a família Reina da Póvoa de Varzim.

1ª Cãominhada de Natal é a oportunidade perfeita para quem gosta de animais. Pode colaborar inscrevendo-se na caminhada ou adotando um amigo na Feira que a Cerca – Abrigo de Animais Abandonados vai realizar no dia 1 de dezembro.

O Mercado Municipal vai, uma vez mais, organizar atividades que celebram o Natal. No dia 8 de dezembro, às 10h00, a LIPOR vai realizar o evento “Reciclar para Ganhar”. Às 10h30, terá lugar a Oficina Criativa de Decorações de Natal, limitada a dez participantes. Os interessados devem enviar a sua inscrição para [email protected]

No dia 15 de dezembro, às 10h30, será realizado um “Cozinha ao Vivo – Doçaria de Natal” pela Proandi. Dia 22 de dezembro, às 10h30, é chegada a vez da música com Capela Marta e dia 29, também às 10h30, o “Concerto de Ano Novo” com a Orquestra de Sopros da Escola de Música. Já em 2019, dia 5 de janeiro, às 10h30, as Tricanas Poveiras vão “Cantar as Janeiras”.

Antes da celebração do nascimento de Jesus, a comunidade festeja a Nossa Senhora da Conceição. Esta é uma tradição que a Póvoa de Varzim cumpre há largas dezenas de anos. Ainda relativamente a festejos religiosos, a Procissão em Honra de Santa Luzia vai acontecer dia 16, em Navais.

Encontro pela Paz será realizado pelo 20º ano consecutivo. O tema deste ano será “Terra – Criadora da vida que precisa de amor e paz”.

E, finalmente, os eventos desportivos: no dia 9 irá decorrer o Torneio de Natal de Ténis de Mesa, no Pavilhão Municipal; a Festa de Natal do Desporto Sénior no dia 10, também no Pavilhão; o V Free Trail/ Caminhada Solidária Casa do Regaço irá acontecer dia 16, às 9h00; e, já em 2019, no dia 5 de janeiro, a II Corrida dos Reis, com partida da Praça do Almada.

 

Fonte: Município da Póvoa de Varzim

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver. 

A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será. 

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede. 

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de multibanco ou netbanking.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

Pub

Categorias: Agenda, Local

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.