Clara Haddad

Fábrica de Histórias | Um livro por semana… Por Clara Haddad #11 Uma última carta, de Antonis Papatheodoulou

Fábrica de Histórias | Um livro por semana… Por Clara Haddad #11 Uma última carta, de Antonis Papatheodoulou

 

 

 

Olá meus amores e amoras,

 

Na «Um Livro por Semana…por Clara Haddad» desta semana, apresento-vos: “Uma última carta”, de Antonis Papatheodoulou e Iris Samartzi, publicado em Portugal pela Kalandraka.

O texto de Antonis Papatheodoulou navega entre a poesia e a metáfora, numa homenagem à muy nobre e antiga profissão de carteiro.

Eu amo escrever cartas, e ainda faço isso com alguma regularidade. Escrevo para as pessoas que amo, de que sinto saudades… Penso que é uma forma de estar mais presente mesmo na distância e sabe muito bem!

No Brasil, quando era pequena, lembro de ficar à espera no jardim para receber as cartas pelas mãos do senhor Júlio, nosso carteiro, que durante muitos anos tocava sempre a campainha de minha casa, entregava as cartas e ficava um bocadinho à conversa. Era sempre uma alegria quando o via pois sabia que trazia sempre notícias. Pouco a pouco isso foi tornando-se mais raro, fui crescendo e já não via o Senhor Júlio, e as cartas de amigos e familiares foram diminuindo… e passamos a receber mais e-mails…

Hoje raramente recebo uma carta que não seja uma carta com uma conta para pagar (risos), a maioria das cartas com textos de amigos chegam por e-mails, SMS e os chats nas redes sociais. Perdeu-se o hábito de escrever e enviar cartas por correio normal! Mas eu ainda resisto e continuo a enviar da maneira tradicional cartas, objetos, livros… porque sei o quão maravilhosa é a sensação de escrever e enviar algo para alguém que gostamos feito pelas nossas mãos. Também gosto da sensação de euforia e curiosidade ao abrir a caixa de correio e ver uma carta… Fico ansiosa para abrir e ler… Sou assim… nada a fazer… e por isso ao encontrar este livro refleti sobre a importância dessa figura do carteiro em nossas vidas.

A narrativa é linda, as ilustrações fantásticas, o formato do livro que vem embalado como com carta de antigamente também traz nostalgia e beleza. Os autores convidam o leitor a acompanhar o último dia de trabalho de um carteiro numa pequena ilha mediterrânica.

« Uma última carta» é um livro enternecedor que presta uma reverência ao velho mensageiro de vocação verdadeiramente comprometido com os valiosos objetos que transporta consigo, todos eles carregados de afetos e memórias, de boas e más noticias.

“Uma última carta” é uma obra premiada pelo júri do IX Prémio Internacional Compostela para Álbuns Ilustrados. A distinção do livro foi devida não só pela sua harmonia e forma como alegria e ternura que transmite, mas também pela valorização de um ofício ancestral que promove a comunicação e a aproximação entre os indivíduos e as comunidades.

Lindo! Vale a pena!

Uma última carta

Texto: Antonis Papatheodoulou

Ilustração: Iris Samartzi

Ed. Kalandraka

13€

Aquele era o último dia de trabalho do senhor Costas.
O último dia como único carteiro de toda a ilha.
Era uma época em que não havia telefone, nem correio eletrónico, e em que todas as notícias viajavam a pé…

Ligações:

Obs: Este artigo foi originalmente publicado em Clara Haddad: Storyteller, Escritora, Celebrante, Produtora Cultural e Atriz. Na edição Vila Nova o artigo foi sujeito a muito ligeiras adequações.

Outras ligações:

Clara Haddad – facebook

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver. 

A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será. 

No entanto, a Vila Nova tem custos. Gostaríamos de poder vir a admitir pelo menos um jornalista a tempo inteiro que dinamizasse a área de reportagem e necessitamos manter e adquirir equipamento. Para além disso, há ainda uma série de outros custos associados à manutenção da Vila Nova na rede. 

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de multibanco ou netbanking.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

Pub

Categorias: Cultura

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Clara Haddad

Radicada em Portugal desde 2005, Clara Haddad é artista da palavra. Escritora e narradora profissional com mais de 20 anos de experiência e com prestígio internacional. Dinamiza e coordena eventos e formações na arte de contar histórias e teatro para adultos e crianças em várias partes do mundo, sendo responsável pela formação de inúmeros contadores de histórias e grupos, sobretudo em Portugal e no Brasil. Considerada uma referência na área, foi formadora convidada no âmbito da pós- graduação e mestrado da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto na disciplina “Gestão e Animação de Leitura” e no Mestrado de Literatura Infantil e Juvenil organizado por El Banco de Libro da Venezuela e da Universidade Autónoma de Barcelona . Integrou por 3 anos a equipa do serviço educativo do Hospital Pedro Hispano onde, dinamizou semanalmente, sessões de contos terapêuticos. Em 2015, foi considerada a melhor narradora de língua portuguesa da Europa. Colabora com terapeutas e orienta Storytelling Coaching visando ajudar pessoas que desejam dominar sua postura perante uma audiência. É também diretora da Fábrica das Histórias Associação Cultural e da Escola de Narração Itinerante projeto pioneiro sediado na cidade do Porto em Portugal e membro do conselho de patronos do programa nacional «Escolas Solidárias» da Fundação EDP. Conheça mais em: www.clarahaddad.com; www.facebook.com/ClaraHaddadNarradora: www.instagram.com/um_livro_por_semana; info@clarahaddad.com .

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.