21 a 23/11 CCVF, Guimarães

Cidades | Soluções urbanas inteligentes em debate no fórum Smart City 360° Summit

Cidades | Soluções urbanas inteligentes em debate no fórum Smart City 360° Summit

 

 

 

A IV edição da Smart City 360° Summit 2018, organizada pelo Município de Guimarães, Universidade do Minho e a DigitalSign, terá no centro do debate soluções para cidades inteligentes. O evento realizar-se-á no Centro Cultural Vila Flor em Guimarães, entre os dias 21 e 23 de novembro. Na sessão de abertura estarão presentes o Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade. , José Mendes, a Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Colares Alves e o Vereador da Câmara Municipal, Ricardo Costa.

 

 

Smart City 360° Summit 2018 é um evento internacional dedicado ao tema das Smart Cities e procura juntar todos os intervenientes envolvidos (municípios, académicos e privados) num único evento multifacetado, incluindo conferências científicas, um dia dedicado às vertentes de negócio, governo e tecnologias em geral, e ainda um dia dedicado à inovação, essencialmente preenchido com demonstrações e discussão de casos de estudo.

“O conceito de Smart City é uma perspetiva sedutora para muitos dos governantes das cidades dos nossos dias. Mesmo que nunca tenha ouvido falar no assunto, é provável que tenha já realizado algum tipo de ação relacionada com o conceito, tais como aceder aos serviços municipais online ou investigar sobre os níveis de contaminação do ar na sua cidade”, refere Adam Smith, Professor de Tecnologia e Sociedade na Universidade Sussex, em Inglaterra, em artigo publicado no Guardian a propósito de um encontro similar ao de Guimarães ocorrido recentemente em Barcelona. “Inserindo sensores em infraestruturas municipais e criando novas fontes de dados – inclusivamente dos próprios cidadãos através de dispositivos móveis – os gestores da Smart City podem aplicar a análise de dados para monitorizar e antecipar fenómenos urbanos de novas maneiras e, deste modo, gerir com maior eficiência a atividade urbana em benefício de ‘cidadãos inteligentes’.

A sessão de abertura realiza-se na quinta-feira, às 9h00, sob o tema “Negócios, Governo e Tecnologia” com a participação de Ricardo Costa, Vereador da Câmara Municipal de Guimarães, Paulo Cruz, Pró-reitor da Universidade do Minho, Imrich Chlamtac, Presidente da European Alliance for Innovation e Henrique Santos, General Chair. Seguem-se as intervenções de Sofia Colares Alves, Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal e de José Mendes, Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade.

A realização do Smart City 360° Summit 2018 em Guimarães é uma oportunidade única para estabelecer e fortalecer redes de contactos e discutir os desenvolvimentos mais recentes na área das Smart Cities. É igualmente um local privilegiado para estimular a inovação e a criação de startups, pelo que a participação de jovens investigadores é fortemente estimulada.

Esta IV edição Internacional traz uma combinação única de talento técnico, pesquisadores, melhores empresas e soluções no setor, bem como funcionários e organizações públicas para estabelecer pontes de colaboração nas áreas de conectividade urbana inteligente, governança, sustentabilidade, saúde e mobilidade nas cidades do Século XXI.

Além da discussão académica e da troca de experiências, destaca-se ainda a existência de uma secção do programa destinada a demonstrações de soluções de Smart City, na próxima sexta-feira.

Smart City 360° Summit 2018 – Programa

 

Fontes: Município de Guimarães e The Guardian

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver. 

Vila Nova é generalista, independente, plural e gratuita para os leitores e sempre será. 

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede. Só um jornalismo forte pode garantir qualidade no serviço oferecido aos leitores.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu contributo, ainda que simbólico, sob a forma de donativo através de multibanco ou netbanking.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

Pub

Categorias: Agenda, Política, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.